Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: E a TV Globo mandava um abraço semanal divertido para todo o Brasil

19 de Março de 2014
Alô Brasil, Aquele Abraço - Na foto os apresentadores José Augusto Branco, Arlete Salles e Lúcio Mauro

Todas as terças-feiras, após o “Jornal Nacional”, de outubro de 1969 a dezembro de 1971, a TV Globo investiu em um curioso programa de entretenimento que envolvia quase todos os Estados brasileiros. Tratava-se do “Alô Brasil, Aquele Abraço”, uma criação de Augusto César Vannucci, Mário Lúcio Vaz e João Loredo, com apresentação geral dos atores José Augusto Branco e Maria Cláudia, mas que tinha nos vários apresentadores regionais a sua grande atração.

O programa consistia em uma competição entre os Estados brasileiros que deveriam apresentar para o público atrações típicas, musicais, circenses ou de curiosidades que chamassem a atenção do público, já que o mesmo era quem telefonava ou enviava cartas para a emissora, escolhendo assim as melhores atrações do programa.

Parte dos apresentadores do Programa Alô Brasil, Aquele Abraço no inicio de 1971

Para incentivar essa disputa, havia prêmios para os vencedores e “castigos” para os perdedores, como, por exemplo, para o ator e comediante Lúcio Mauro, que respondia pelos estados do Nordeste e que como “castigo” por ter perdido para os outros apresentadores, teve que subir ao topo da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e dar um banho na mesma.    

Os apresentadores regionais, todos contratados da Globo na época, eram uma atração à parte no programa e ali estavam Renato Corte Real por São Paulo; Agildo Ribeiro pelo Rio de Janeiro; Paulo Silvino pelo Rio Grande do Sul; Paulo Araújo por Santa Catarina e Paraná; Célia Biar por Minas Gerais; Arlete Salles pela Bahia e Lúcio Mauro pelos outros estados do Nordeste.

Alô Brasil com a apresentadora Célia Biar e as atrações Hilton Gomes e Ted Boy Marino

“Alô Brasil, Aquele Abraço” foi o primeiro programa da linha de shows de uma emissora de televisão a incentivar e a depender dos telefonemas do público para eleger o que de melhor deveria levar para a telinha.

A idéia deu certo e o programa logo se transformou em um campeão de audiência nas principais praças brasileiras, contando com a participação semanal de cantores e artistas regionais, bem como com grandes nomes do nosso cenário artístico que se apresentavam como convidados defendendo determinado estado.

Juca Chaves se apresentando no programa como atração em 1970

Na próxima semana: Eva Wilma e Ivani Ribeiro se uniam para um sucesso da Tupi.

Comentários
Assista ao vídeo