Cultura - Educação

V&R Editoras lança 1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber

13 de Março de 2014

 

FICHA TÉCNICA:

Título: 1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber

Autores: Aníbal Litvin

Número de páginas: 280

ISBN: 978-85-7683-653-7

Público-alvo: geral

Formato: 83 x 117mm

Acabamento: brochura

Preço: R$ 34,90

 

A V&R Editoras lança, neste mês, uma publicação especial para os amantes de futebol. 1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber, do escritor e jornalista argentino Aníbal Litvin, reúne curiosidades sobre jogadores, partidas e técnicos das mais diferentes épocas e nacionalidades, além de muitos casos de Copas do Mundo passadas.

Organizada por tópicos de 1 a 1000, a obra fornece ao leitor informações, curiosidades, fatos marcantes, histórias engraçadas e conquistas que aconteceram desde meados de 1800, quando o esporte nasceu, até os dias de hoje.

O leitor conhecerá, por exemplo, que “O registro mais antigo sobre o futebol data de 1894, quando Nettie Honeyball, uma ativista dos direitos da mulher, fundou um clube esportivo: o British Ladies Football Club”, e curiosidades como “Uma bola de futebol perdida durante o Tsunami que afetou o Japão em 2011 foi encontrada no Alasca 2 anos depois”.

Além de informativo, o livro com certeza divertirá os leitores com algumas preciosidades que fizeram história: O jogador alemão Lukas Podolski disse: “O futebol é como o xadrez, mas sem o dado” (É evidente que ele sabe mais sobre futebol do que sobre xadrez).

Poucas pessoas sabem, por exemplo, que, até 1866, só era permitido aos jogadores dar passes para trás, como no Rugby.  Conhecerá declarações desastrosas como a do técnico da Espanha na Copa do Mundo do Chile, em 1962. Pelé se machucou e foi substituído por Amarildo para jogar contra a Espanha. Antes da partida, o técnico espanhol tinha declarado: “Sem Pelé, o Brasil é fraco, quem é Amarildo?” E o Brasil ganhou de 2 a 1... com gols do Amarildo.

E quem imaginaria que o músico Bob Marley fazia questão de jogar uma partida de futebol antes de suas apresentações como forma de aliviar a tensão? Estas e outras curiosidades podem ser encontradas em 1000 curiosidades do mundo da bola que todo craque deveria saber, que chega às livrarias brasileiras em março.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo