Cultura - Educação

Fundação Volkswagen leva Aceleração da Aprendizagem para Bahia, Paraíba e Espírito Santo

20 de Fevereiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, leva o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” para um total de três cidades na Bahia, Paraíba e Espírito Santo, a partir deste mês (fevereiro). Nesses municípios, está sendo oferecido um total de 240 vagas para educadores e de 2.500 vagas para alunos. De 2011 a 2013, o “Aceleração da Aprendizagem” atendeu 2.772 alunos e 584 educadores em Resende (RJ) e em outras quatro cidades do Espírito Santo.

A iniciativa marca a chegada da Fundação Volkswagen à Bahia, ampliando para 12 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Até 2013, 11 Estados já haviam recebido programas da Fundação Volkswagen, que trabalha com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. São eles: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A cada ano, a Fundação Volkswagen fortalece o compromisso da Volkswagen do Brasil com a sustentabilidade, trabalhando pela melhoria da qualidade da educação pública e pelo desenvolvimento social de comunidades. Temos prazer de continuar transformando vidas, ajudando a promover um futuro melhor para muitos brasileiros”, disse o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.

Saiba quais são os municípios beneficiados

Na Bahia, o “Aceleração da Aprendizagem” oferece um total de vagas para 900 alunos e 80 educadores na cidade de Simões Filho.  A formação com os professores que vão atuar nas classes de aceleração teve início na segunda-feira (17 de fevereiro) na cidade baiana.

Na Paraíba, são oferecidas vagas do programa para 900 alunos e 80 professores de João Pessoa; a formação de professores na capital paraibana terá início neste mês. É a primeira vez que esse projeto é oferecido no Estado, que já é atendido pela Fundação Volkswagen por meio de outro projeto: o “Pró-Educar Brasil”, que proporciona, em parceria com a rede de concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de 30 professores da rede pública paraibana que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior. O “Pró-Educar Brasil” também beneficia 50 educadores do Ceará.

Ainda em fevereiro, o “Aceleração da Aprendizagem” abre vagas para 700 novos alunos e 80 professores da cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Esse Estado já conta com o “Aceleração da Aprendizagem” desde o ano passado, quando começou a beneficiar 2.333 alunos e 496 educadores da rede estadual de ensino nos municípios de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha; sendo que esses continuarão sendo beneficiados pelo projeto em 2014.

O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.

Conheça o projeto “Aceleração da Aprendizagem”

O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 17 anos de trabalho com correção de fluxo escolar. O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade-série.

Comentários
Assista ao vídeo