Cultura - Música

Entre notas e lembranças: Fabio Luma lança novo single, "Ilha do Mel"

6 de Março de 2024

A sonoridade da faixa combina elementos da música brasileira com rock e blues, criando uma atmosfera envolvente que reflete perfeitamente as paisagens e emoções descritas na letra

Ouça agora o single "Ilha do Mel"

O cantor e compositor Fabio Luma lançou o seu mais novo single, "Ilha do Mel", uma ode emocionante à natureza e às memórias afetivas. Nesta música, Fabio presta uma sincera homenagem à Ilha do Mel, um lugar que preenche um espaço especial em seu coração. A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais pela Marã Música. 

"Essa música é uma homenagem à Ilha do Mel, um lugar fundamental na minha vida e na minha história", diz Fabio. Para aqueles que não conhecem, a Ilha do Mel está situada na Baía de Paranaguá, no Paraná. O contato com a natureza exuberante é intenso: os automóveis são deixados no continente e os visitantes chegam à praia após uma travessia de barco. "Lá vive uma comunidade nativa de pescadores e comerciantes caiçaras, em maioria descendentes de portugueses e povos originários do litoral. Dançam forró como ninguém, aplaudidos pelo céu estrelado", completa o cantor.

Fabio tem uma ligação profunda com a ilha, frequentando-a desde quando nasceu. Ele descreve com carinho os dias passados com a família e amigos na praia das Encantadas. "Para mim, a Ilha do Mel é um lugar de inspiração, reencontro, oração, harmonia e conexão", compartilha ele.

A composição de "Ilha do Mel" foi uma experiência de resgate de memórias e sensações. Fabio buscou capturar não apenas a paisagem da ilha, mas também os sentimentos que ela desperta. Desde os primeiros banhos de mar até as caminhadas noturnas pela praia. Cada momento foi transformado em verso e melodia.

"Com essa música, quero compartilhar uma parte sensível da minha história", explica Fabio. "São vivências e perspectivas muito íntimas e subjetivas. O single é um agradecimento que meu coração precisou expressar por tudo que vivi na Ilha do Mel." A capa do single é uma foto do artista Fabiano Guma. 

A sonoridade da faixa combina elementos da música brasileira com rock e blues, criando uma atmosfera envolvente que reflete perfeitamente as paisagens e emoções descritas na letra. A batida percussiva de violão e a melodia enigmática convidam os ouvintes a embarcarem nas lembranças retratadas através da canção.

O lançamento de "Ilha do Mel" chega acompanhado por um videoclipe, que já pode ser assistido no canal oficial de Fabio no YouTube. "Gravamos o clipe imersos na mata e na natureza, para captar bem a vibração e a estética da música", compartilha Fabio sobre a gravação do audiovisual. "O dia estava perfeito, e isso realçou muito a imponência e as cores da vegetação ao redor."

"Ilha do Mel" será lançada em 01 de março de 2024, e o clipe estará disponível para os fãs desfrutarem junto com a música. Prepare-se para se emocionar e se encantar com essa obra singular de Fabio Luma.

CONFIRA A LETRA DE "ILHA DO MEL"

Escrita por Fabio Luma

Travessia

Do que vivo até onde se imagina

Inconcreto

Horizonte, o último traço reto

Meu templo

Monumento em ondas fora do tempo

Bênção de sal

Desperta, cicatriza e dissolve o mal

Rede na sombra

Rede no mar

Não basta uma rede

Para nos conectar

Ilha do Mel

Ilha do meu respiro

Luzes no céu

Tudo é tão pequenino

Ilha do Mel

Ilha do meu respiro

Luzes no céu

Tudo é tão pequenino

Paralelas

Parafina

São nativas

Três Marias

Na Ilha

Descobri que a areia de noite é fria

Cada trilha

São versos da mesma poesia

Caiçara

Pescador

Forrozeiro

Cão sem cor

Ilha do Mel

Ilha do meu respiro

Luzes no céu

Tudo é tão pequenino

Ilha do Mel

Ilha do meu respiro

Luzes no céu

Tudo é tão pequenino

Quando só

Me guio pelo brilho do teu farol

Sobre Fabio Luma:

Fabio nasceu em Curitiba, em 1988. O violão Gianinni de sua mãe o encantava desde pequeno, mas só aos 14 anos que começou a estudar o instrumento. A timidez para cantar foi lentamente contornada na adolescência. Nessa época, apaixonou-se definitivamente pelo rock e o blues, e passou a buscar reproduzir as sonoridades icônicas que ouvia nos álbuns dos ídolos.

A primeira banda se formou com amigos de infância. Tocavam episodicamente em eventos do colégio e encontros de amigos, sem nunca terem decidido um nome para o conjunto, que se dispersou durante a vida universitária. Anos depois, juntou-se à Indigo Blues, mas quando estavam prestes a se apresentar com frequência, Fabio precisou sair de Curitiba, e, na última década, viveu em várias cidades, nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. As mudanças frequentes dificultaram a formação de uma nova banda. A relação com a música tornou-se introspectiva, dividida principalmente com a família e amigos próximos. Na pandemia, o confinamento intensificou diversas reflexões emocionais e afetivas, que o conduziram a resgatar poemas e composições musicais que vinha esboçando em diferentes momentos da vida.

Entregue ao processo criativo, inspirado por influências musicais e literárias, Fabio compôs as canções que fizeram nascer o projeto “Lapso lúcido”. O nome do projeto é, em si, ambíguo: vivemos em lucidez, e ela nos abandona às vezes? Ou os momentos lúcidos que são raros, numa vida de ansiedade? Em 2023, em parceria com o produtor musical Gustavo Arthury, passou a publicar algumas dessas músicas.

O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo. Fabio sente grande realização ao ver outras pessoas atribuírem seus próprios sentidos a algo que nasceu tão intimamente.

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Fabio Luma:

Instagram 

Facebook

Spotify

YouTube

Links Marã Música:

Site oficial

Facebook

Instagram 

YouTube

Comentários
Assista ao vídeo