Viver - Esporte

Ferrari é a mais rápida no teste de Sakhir

27 de Fevereiro de 2024

A Ferrari liderou a tabela de tempos nos testes em dois dos três dias. Ontem, Carlos Sainz foi o mais rápido em pista, enquanto hoje coube a Charles Leclerc chegar ao topo da classificação. Ao volante na segunda parte do dia, o monegasco parou os relógios em 1min30s322 com um conjunto de novos C4. E um piloto da Ferrari foi o mais rápido no geral do teste, com Carlos Sainz liderando o grid com o tempo de 1min29s921 que marcou ontem.

No entanto, na parte final de hoje, George Russell, da Mercedes, chegou bem perto do tempo de Leclerc, conquistando o segundo lugar apenas 46 milésimos mais lento. O inglês correu com o mesmo composto de pneus e aproveitou ao máximo a pista mais rápida à medida que a temperatura da superfície diminuía. Uma surpresa de última hora veio com Zhou Guanyu, que foi o terceiro mais rápido na Stake F1 com 1min30s647 no C4. O tricampeão mundial Max Verstappen ficou em quarto (1min30s755, C3), com Yuki Tsunoda (Racing Bulls) em quinto com 1min30s775 (C4).

Como sempre, não se pode levar muito em consideração os tempos de teste, já que há muitos fatores desconhecidos que têm um impacto significativo no desempenho, começando pelas cargas de combustível utilizadas quando os tempos rápidos foram definidos, bem como o fato de as equipes não estarem todas trabalhando no mesmo programa.

19 pilotos estiveram na pista hoje, com apenas Sargeant (Williams) como espectador. A sessão da manhã foi interrompida por cerca de 80 minutos depois que uma tampa de drenagem ficou à deriva após Sergio Perez passar sobre ela na Red Bull. Por conta disso, o intervalo para o almoço foi cancelado e a partir daí a sessão decorreu até as 19h00 sem interrupções.

As equipes puderam fazer vários stints longos, proporcionando muitos dados para analisar durante os próximos dias, não somente em preparação para o GP da próxima semana, mas também para orientar o desenvolvimento do carro ao longo da próxima temporada. Quanto à Pirelli, as informações coletadas no teste são muito importantes, especialmente para confirmar se as simulações de carga aerodinâmica fornecidas pelas equipes durante as férias de inverno foram correlacionadas com a realidade na pista.

"Eu diria que nessa frente não houve grandes surpresas", enfatizou Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli. "Hoje mais uma vez vimos as equipes trabalhando duro na adaptação dos novos carros aos pneus, especialmente no que diz respeito a reduzir ao máximo o superaquecimento, um fenômeno que se revelou progressivamente no ano passado e no qual estamos focando nossa atenção, olhando para 2025".

Hoje novamente foram completadas muitas voltas – 1.232 no total, o equivalente a 6.667.584 quilômetros. O C3 esteve novamente na frente como o composto mais popular (744 voltas), seguido pelo C1 (312) e pelo C2 (115). O C4 foi utilizado duas vezes mais do que ontem, com 55 voltas, o que mostra como vários pilotos estavam em busca de um desempenho superior, mesmo que esse composto específico não será utilizado aqui no fim de semana de corrida. Ao longo dos três dias, a distância percorrida foi de 19.964.044 quilômetros.

Comentários
Assista ao vídeo