Viver - Esporte

Train The Trainer, do NBA Basketball School, reúne mais de 300 técnicos em São Paulo

7 de Fevereiro de 2024

Capacitação promovida pelo programa contou com a presença de treinadores de 16 estados e convidados especiais como Don Showalter (USA Basketball), Gustavo Herbetta (COB) e Tiago Camilo (duas vezes vice-campeão olímpico de judô), entre outros

Train The Trainer reuniu treinadores de 16 estados do Brasil em SP
Créditos: Edu Viana / Inovafoto

Mais de 300 treinadores do NBA Basketball School se reuniram no último fim de semana no Colégio Visconde de Porto Seguro Panamby (São Paulo), para o 7° Train The Trainer (TTT), evento de capacitação de técnicos do programa de todo o país. Em paralelo, no mesmo local, foi realizada também a 4ª edição do Encontro de Licenciados (EL) com a participação de mais de 100 gestores de unidades licenciadas. Durante todo o fim de semana, atividades em quadra e fora de quadra, com palestras e convidados especiais como Don Showater (técnico das seleções de base da USA Basketball), Gustavo Herbetta (Diretor de Marketing do Comitê Olímpico do Brasil) e Tiago Camilo (duas vezes vice-campeão olímpico de judô), entre outros. Atualmente, o NBA Basketball School conta com mais de 200 núcleos e é referência internacional. No início do ano, o programa promoveu o Cleveland Tour, primeiro camp nos EUA, com a participação de 40 jovens de 12 a 17 anos.

- Uma das coisas mais importantes que falamos é que, para os jogadores melhorarem, os treinadores devem melhorar também. Foi para isso que estivemos juntos. Outro ponto é a importância do treinador. Uma das poucas pessoas que faz parte da vidas das crianças no dia a dia, quando eles vão para os treinos, essas crianças precisam olhar para eles como alguém que não sabe apenas basquete, mas que se importa com elas como indivíduos - disse Showater, eleito 'Técnico do Ano' pela NHSACA e dez vezes 'Técnico do Ano' pela IBCA.

- Este TTT foi um marco para o NBA Basketball School, o maior evento de capacitação que já organizamos no país. Foram dias de muito aprendizado, de trocas e conteúdos importantes além, claro, de treinamentos em um nível muito alto. Ter a presença do Don é um privilégio, alguém que tem o currículo dele, vir ao país e dividir seu conhecimento com os nossos técnicos é algo que não tem preço - afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina, referindo-se ao americano.

Arthur Borelli, CEO da Think Sports, agência responsável pelo gerenciamento e supervisão do programa, destacou a importância dos palestrantes convidados e o quanto contribuem, com suas experiências, para o crescimento em várias áreas do programa.

- A cada encontro temos o desafio de trazer novos conteúdos, experiências e convidados que impactem nossa rede mas, principalmente, oferecer um fim de semana que entregue mais do que é esperado. Temos que surpreender. E, mais uma vez, chegamos ao final do TTT com a sensação de que este foi o melhor evento de todos. Não apenas o TTT, mas também o Encontro de Licenciados, por tudo que vimos, ouvimos e foi falado nesses três dias, pelo nível de todos que estiveram conosco. Quero muito agradecer a todos pelos aprendizados, por terem ajudado a construir um fim de semana muito especial.

- Todas as iniciativas que promovemos no COB são evidenciadas por meio da performance dos atletas, partem de se conectar cada vez mais a criança com o jovem brasileiro. Esse movimento reverbera em todos os comitês nacionais para que a gente conquiste o coração e a mente desses jovens, propagando o que é o olimpismo, quais são os valores e todas as lições que a gente consegue impactar através dessa filosofia. E também a inclusão, da maneira mais democrática possível, da prática esportiva. Fomentar a prática esportiva é muito importante - enfatizou Herbetta.

- Ver o engajamento, a vontade de aprender e a interação dos mais de 300 treinadores de 16 estados é, para mim, motivo de orgulho e enorme satisfação. Estamos vendo o basquete ir a todos os cantos do país por meio de profissionais qualificados, bem preparados e que tem paixão pelo basquete - completou Soares.

O TTT e o EL em números

- 7ª edição do Train The Trainer
- 4ª edição do Encontro de Licenciados
- 376 inscritos (296 homens e 80 mulheres
- Treinadores de 16 estados e 132 unidades
- 108 gestores (85 homens e 23 mulheres)
- 10 convidados
+ 10 horas de atividades / treinos em quadra
+ 8 horas de conteúdos no auditório (palestras)
+ 4h de atividades online (conteúdo digital do TTT)

Comentários
Assista ao vídeo