Viver - Esporte

Clubes pelo Mundo: Vaga Olímpica na Vela e título no Tênis marcam a semana do Brasil em campeonatos

18 de Janeiro de 2024

Gabriella Kidd garantiu mais uma vaga para Vela brasileira em Paris e Bia Haddad conquistou o primeiro título deste ano

Durante a semana, em competição na Argentina, o Mundial de ILCA 6, a atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro – RJ, Gabriella Kidd, que havia ficado fora da disputa por medalha, acabou conquistando mais uma vaga para a vela brasileira em Paris 2024. A brasileira terminou a competição na 35ª colocação. 

Ela pôde disputar as finais do torneio, pois uma das velejadoras, a búlgara Aleksandra Lukoyanova, foi eliminada da competição por ter ligação com a Rússia, seleção que está suspensa de campeonatos da World Sailling, por isso a eliminação deu lugar para Gabriella disputar a final deste mundial. 

No torneio, apenas 12 esportistas buscavam um lugar nas Olimpíadas de Paris, e com o desempenho, a brasileira foi a quinta melhor entre as doze, conseguindo então, classificação direta para o país nos Jogos. 

Já em torneio na Austrália, a tenista formada no Esporte Clube Pinheiros – SP, Bia Haddad, levou o primeiro título do ano para casa. Ao lado da estadunidense Taylor Townsend, Bia se sagrou campeã do torneio em duplas WTA 500 de Adelaide. A final da competição terminou em 2 a 0 para a dupla da brasileira, vencendo as francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic com parciais de 7/5 e 6/3. 

Bia Haddad permanece no país para a disputa do Australian Open, a ser realizado em Melbourne. A atleta também competirá em duplas com a mesma parceira.  

Brasileiros em outras competições 

Ainda no tênis, os jovens atletas João Fonseca e João Lucas Reis disputaram a chave simples do Challenger de Buenos Aires, na Argentina. Os dois chegaram até a semifinal da competição e conquistaram 14 pontos no ranking da ATP. 

Cria do Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, João Fonseca, foi eliminado pelo cazaque Dmitry Popko, enquanto João Reis, que treina no Instituto Tennis Route – RJ, perdeu a semifinal para o peruano Gonzalo Bueno. Com a campanha, Reis saltou para a 304º lugar e Fonseca para a 652ª posição do ranking masculino. 

Por fim, durante esta semana, também aconteceu o Aberto de Zagreb, na Croácia, válido pelo Ranking Series da União Mundial de Wrestling (UWW). Pela categoria 72kg, o brasileiro Calebe Correa, da Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium – SP, foi o melhor do país no campeonato. Ele chegou a disputar a medalha de bronze da categoria na luta greco-romana, após participar de uma repescagem durante o torneio. Na luta valendo a medalha, o brasileiro perdeu por 9 a 0 do croata Dominik Etlinger e com isso, não conquistou o pódio. 

Ainda no campeonato, a atleta do Jequiá Iate Clube – RJ, Giullia Penalber, venceu os dois primeiros confrontos que teve pela frente, mas parou nas quartas de final, com uma derrota para a atual vice-campeã mundial, Anastasia Nichita, da Moldávia. Giullia está atualmente na terceira posição do ranking 57kg do estilo livre feminino.  

Os outros atletas clubísticos em disputa no país europeu foram Cesar Alvan (Centro Olímpico – SP), Laís Nunes (Instituto Athlon – SP) e Joilson Júnior (Niterói Wrestling – RJ), os três caíram no começo da competição. 

Comentários
Assista ao vídeo