Viver - Esporte

Com nova pista, Rio Verde (GO) recebe o Brasileiro de Velocidade na Terra

29 de Setembro de 2023

Etapa define os campeões do Kartcross e os finalistas do Autocross

Pista em Rio Verde (GO) tem 1700m
Créditos: J.P. Morini

Alguns dos principais pilotos do Brasil desembarcam, a partir de quinta-feira, em Rio Verde (GO), para o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, que terá as disputas da quarta etapa da categoria Autocross e a etapa única para definir o campeão da categoria KartCross. Em um esforço conjunto da Prefeitura de Rio Verde, Secretaria de Esporte e Lazer, Associação Nacional de Velocidade na Terra - ANVT grupo SR e Confederação Brasileira de Automobilismo, um novo complexo para a modalidade foi construído e ganhou uma estrutura impecável, mantendo a tradição do VNT Brasil de acelerar nos principais polos do Agro brasileiro. 

“Temos uma excelente estrutura para a realização do evento, com áreas iluminadas, boxes pavimentados e uma estrutura impecável, além do desenho da pista que alterna curvas de alta e de baixa com duas retas longas para garantir bons pegas nas duas categorias”, ressalta Gian Pasquali, diretor-executivo da ANVT, ressaltando o apoio recebido do prefeito Paulo Faria do Vale, e do secretário de Esporte e Lazer, Fernando Cézar Pazotti.

A pista que será utilizada pela categoria Autocross terá 1.700 metros, enquanto o kart cross terá 1.780 metros por conta de duas chicanes. As retas possuem 12 metros de largura. Já as quatro curvas foram especialmente construídas com largura superior a 15 metros e inclinações que variam de 3 a 9 graus de inclinação. 

Programação
A programação em Rio Verde será aberta na sexta-feira, e já terá corridas. Por conta do grande número de inscritos na categoria KartCross, serão realizadas provas classificatórias para definir os finalistas. Assim, os carros entram na pista para três sessões de treinos livres, um qualifying e a primeira corrida classificatória. Ainda na sexta-feira, a categoria Autocross faz seu primeiro treino.

No sábado, acontecem mais duas corridas classificatórias para o KartCross, além de treinos e corridas para o Autocross. O domingo será decisivo com as duas corridas finais do Kartcross e a segunda prova do Autocross. 

O VNT Brasil é organizado pela Associação Nacional de Velocidade na Terra - ANVT, com apoio do grupo SR e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. Para realização do campeonato deste ano o VNT Brasil conta com patrocínio master da UPL OpenAg e FG Empreendimentos; e, patrocínio platinum da Petronas, Inpasa, TMG, RZK Rental, e fornecedores oficiais Carvalima Transportes, Chapéus Pralana, Nordeste Emergências e Stamp Uniformes.
Todos os eventos têm transmissão pelo site www.vntbrasil.com.br e canais no YouTube/VNT Brasil e High Speed Brazil. Acompanhem as novidades e bastidores pelas páginas oficiais no Instagram e Facebook @vntbrasil.

Confira a programação para o VNT Brasil em Rio Verde
Sexta-feira – 29/09
10h30 – Treino Livre 1 – Chave A – KartCross
11h10 – Treino Livre 1 – Chave B – KartCross
11h50 – Treino Livre 2 – Chave A – KartCross
12h15 – Treino Livre 2 – Chave B – KartCross
13h20 – Treino Livre 3 – Chave A – KartCross
14h00 – Treino Livre 3 – Chave B – KartCross
14h35 – Classificatório – Chave A – KartCross
15h15 – Classificatório – Chave B – KartCross
15h55 – Prova Eliminatória 1 – Chave A – KartCross
16h45 – Prova Eliminatória 1 – Chave b – KartCross
17h20 – Treino Livre 1 - Autocross

Sábado – 30/09
08h00 – Treino Livre 2 – Autocross
08h40 – Warmup – Chave A – KartCross
09h20 – Treino Livre 3 – Autocross
09h45 – Warmup – Chave B – KartCross
10h25 – Prova Eliminatória 2 – Chave A – Kartcross
11h15 – Treino Livre 4 – Autocross
12h05 – Prova Eliminatória 2 – Chave B – Kartcross
13h30 – Qualifying Q1 e Q2 – Autocross
14h15 – Prova Eliminatória 3 – Chave A – Kartcross
15h05 – Prova Eliminatória 3 – Chave B – Kartcross
16h00 – Prova 1 – Autocross

Domingo – 01/10
10h55 – Prova Repescagem – KartCross
12h00 – Qualifying Q1 e Q2 – Autocross
13h15 – Prova Final 1 – KartCross
13h55 – Prova Final 2 – KartCross
15h00 – Prova 2 - Autocross

Comentários
Assista ao vídeo