Viver - Saúde

Como ajudar o bebê quando as cólicas aparecem?

24 de Agosto de 2023

A Bolsa Térmica Natural para Bebês da Mercur é uma alternativa para alívio de cólicas em recém-nascidos

As cólicas são um incômodo frequente para um bebê recém-nascido? Quando é necessário se preocupar, ou não, com a cólica dos pequenos? Até que momento ela é comum? O que a família pode fazer para ajudar o bebê? Essas e outras dúvidas são muito comuns nos primeiros meses de vida das crianças. A cólica é um incômodo bastante comum e aparece acompanhada por um choro forte e intermitente, que se intensifica e persiste, juntamente com o mal-estar causado pelas contrações da musculatura abdominal. Sabe-se que o intestino ainda em formação é o que causa a cólica, no entanto, há outros motivos que não são normais e precisam de um acompanhamento médico.  

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, cocriou uma solução para essa problemática da infância juntamente com especialistas, mães e pais que buscavam uma solução natural para as dores na barriga dos filhos. Trata-se da Bolsa Térmica Natural para Bebês (BTN): anatômica, adequada para o corpo do bebê e que oferece a sensação de aconchego. O seu tecido é lavável, em algodão orgânico e na cor natural, o que descarta o uso de corantes artificiais, que podem causar alergias à sensível pele do bebê. É hipoalergênica, dermatologicamente testada, livre de componentes químicos e possui registro Anvisa. O interior é de caroços de palmeira juçara, cultivados em processo de agroecologia, sendo um produto 100% com insumos renováveis. 

A Pediatra Clarissa Aires Roza, Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS, Consultora Internacional em Amamentação e que atua em Santa Cruz do Sul, explica que o bebê é avaliado para se ter certeza de que se trata de cólicas de fato. A maioria dos pediatras considera a imaturidade do sistema gastrointestinal e do sistema nervoso central associados aos fatores ambientais que estejam envolvidos à possível causa da cólica. “As cólicas costumam acontecer, no máximo, até os quatro meses de vida – com pico no segundo mês em bebês saudáveis, que estão mamando bem, com ótimo ganho de peso e sem sintomas associados. Sendo assim, após avaliação do pediatra, não há motivos para maiores preocupações, pois a cólica não caracteriza uma doença de fato. É um desconforto, autolimitado, que não causa prejuízos à saúde da criança”, pontua Clarissa. 

Uma forma de aliviar as dores e desconfortos causados pela cólica no bebê é a aplicação de termoterapia quente, um modo não invasivo e natural, recomendado por pediatras. O contato do calor com a área de desconforto estimula o relaxamento da musculatura abdominal, que está contraída por causa da dor. “As famílias precisam compreender que é algo passageiro, que não trará problemas futuros e que, na maioria dos casos, não se indica tratamentos farmacológicos. A mãe, ou pai, ou cuidador podem facilmente transpor a ansiedade para a criança e piorar os momentos de choro”, finaliza a pediatra. 

A BTN para Bebê também é recomendada para a aplicação de calor para o alívio de dores no ouvido, para o aquecimento corporal em dias de muito frio e para o relaxamento muscular. Pode ser utilizada com aplicação de frio para atenuar a sensação de febre, antes e depois de injeções, redução de pequenos hematomas e alívio de picadas de insetos. Para conhecer mais sobre como usar a BTN para Bebê e outros produtos da Linha Termoterapia acesse mercur.com.br

Conheça algumas dicas para ajudar o bebê quando a cólica aparece, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):   

  • Pegar o bebê no colo (pode ser fazendo o contato pele a pele da barriga do bebê com a barriga da mãe/pai/cuidador);  
  • Enrolar o bebê em uma manta ou cobertor; 
  • Flexionar as coxas do bebê sobre a barriga; 
  • Dar um banho morno ou aplicar compressas/bolsas mornas na barriga podem aliviar; 
  • Reduzir estímulos para o bebê (evitar locais com muito barulho ou excesso de pessoas). Procurar um ambiente tranquilo, podendo ser usada música ambiente suave; 
  • Tentar estabelecer uma rotina para banho, sono, passeio e outras atividades; 
  • Não utilizar chás, trocar marcas de leite ou usar medicamentos sem a orientação do profissional de Pediatria; 
  • Seguir sempre as recomendações do profissional de Pediatria.
Comentários
Assista ao vídeo