Viver - Saúde

Colesterol alto é fator de risco para o câncer

15 de Agosto de 2023

Oncologista comenta importância do controle dos níveis de gordura no organismo para a prevenção de tumores

Dr. Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto fala sobre a importância do controle dos níveis de gordura no organismo para a prevenção de tumores

Apesar de ter funções importantes para o corpo como auxiliar na composição das células e na produção de hormônios, os altos níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) podem ser uma espécie de “alimento” para as células cancerosas, além de aumentar o risco de infarto agudo, acidente vascular cerebral e inflamações.

Segundo Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto, o colesterol é um tipo de gordura essencial, mas que deve ser controlado, especialmente como um fator preventivo de câncer. “O colesterol faz parte das células de diversos órgãos como cérebro e coração, e auxilia na formação de hormônios, vitamina D e dos ácidos da bile, colaborando com a digestão das gorduras presentes nos alimentos. Entretanto, os altos níveis do LDL - conhecidos como o colesterol ruim - podem gerar malefícios para a saúde e são capazes de fazer com que as células cancerosas fiquem mais resistentes”, explica o médico.

De acordo com Fruet, geralmente, quando células malignas tentam se multiplicar, o sistema imunológico elabora estratégias que as impedem. Quando elas conseguem driblar esses obstáculos, surgem os tumores. "Neste caso, tanto o colesterol alto quanto a obesidade atuam como uma espécie de alimento para as células cancerígenas colaborando para que elas se tornem mais capazes de driblar os mecanismos de defesa do nosso organismo”, comenta.

A nutricionista Érica Bronzi Fagundes, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, explica que, entre os principais fatores de risco do colesterol estão: genética, sedentarismo, consumo em excesso de bebidas alcoólicas, estresse, tabagismo (reduz os níveis do colesterol bom e pode causar câncer de pulmão), obesidade e alimentação rica em gordura. 

“Em casos de obesidade, a atenção deve ser redobrada, pois quanto maior o índice de massa corporal, maior a possibilidade de altos níveis de colesterol LDL e baixos níveis de colesterol HDL (conhecido como o bom). Estudos sobre os impactos da obesidade junto aos altos níveis de gordura no organismo, mostram que essa união é um indicador de risco elevado para o surgimento do câncer”, explica a Érica.

A nutricionista alerta ainda para a importância da prevenção do LDL através de uma alimentação equilibrada. “Manter um estilo de vida saudável é fundamental para melhorar os níveis do colesterol e prevenir outras doenças como o diabetes e também a obesidade, fatores que contribuem para o desenvolvimento de tumores”, finaliza.

A nutricionista Érica Bronzi Fagundes destaca os benefícios da alimentação equilibrada
Comentários
Assista ao vídeo