Viver - Saúde

Popular nas redes sociais, transplante de sobrancelhas é eficaz e seguro

24 de Julho de 2023

Especialista em Tricologia e Transplante Capilar, Dr. Ricardo Mota explica cirurgia.

O transplante de sobrancelhas é um procedimento cirúrgico que vem ganhando cada vez mais popularidade para corrigir falhas, aumentar a densidade ou reconstruir completamente a região das sobrancelhas. Segundo o dermatologista especialista em Tricologia e Transplante Capilar Dr. Ricardo Mota, o procedimento é realizado através da extração de folículos capilares contendo um ou dois fios da região posterior do couro cabeludo, que são posteriormente implantados na área das sobrancelhas.

Foto: Divulgação

"Para que isso ocorra de uma forma menos invasiva, utilizamos a técnica FUE, na qual raspamos uma área do couro cabeludo da região posterior, rebatendo o cabelo, para que eu tenha acesso à área do couro cabeludo, onde eu raspo uma pequena janela. Dessa maneira, eu consigo, com os aparelhos, com os equipamentos corretos, extrair os folículos para que esses folículos sejam transplantados para a região da sobrancelha, que é a região receptora", explica o especialista.

O médico esclarece que há diversas situações em que o transplante de sobrancelhas é indicado. "Indicamos para casos em que a paciente sempre teve uma sobrancelha fininha decorrente de uma característica genética; mulheres que têm ou tinham a sobrancelha mais grossa e perderam a densidade com o tempo; ou que retiraram os fios com pinça de forma contínua e traumática, causando fibrose na região", destaca. Além disso, pacientes que sofreram traumas, queimaduras ou tiveram a região danificada devido a tratamentos como quimioterapia podem se beneficiar do transplante.

Sobre o processo de crescimento dos fios, o Dr. Ricardo Mota destaca que entre seis e oito semanas após a cirurgia, os fios transplantados começam a cair devido a alterações hormonais decorrentes do trauma cirúrgico, o eflúvio telógeno pós-cirúrgico. "Mais ou menos três meses após a cirurgia, os fios começam a crescer novamente e assim vão, seguindo aumento de densidade, aumento de fios, com bom resultado aos seis meses, seguindo o resultado com oito meses e o resultado final, quando nós realmente verificamos o resultado, como vai ficar com 12 meses após o procedimento cirúrgico."

O especialista afirma que, em grande parte dos casos, apenas uma cirurgia é suficiente. No entanto, alguns pacientes podem apresentar uma taxa maior de queda dos fios transplantados, especialmente se houver alterações hormonais específicas. Nessas situações, após estabilizar o quadro clínico, uma segunda cirurgia pode ser programada para garantir resultados mais efetivos.

"O transplante de sobrancelha é uma técnica cirúrgica, procedimento definitivo, ou seja, após o procedimento, esses fios permanecem na região transplantada. Eles crescem normalmente e, periodicamente, precisam ser tratados, cortados, para manter ali uma harmonia, desenho agradável da sobrancelha. O que pode acontecer é que 5% de todos os fios transplantados podem cair. Isso é demonstrado na literatura médica e é esperado por conta de uma alteração hormonal decorrente do processo e do trauma cirúrgico”, garante o especialista em Tricologia e Transplante Capilar.

Fonte:

Dr. Ricardo Mota – Dermatologista | www.drricardomota.com.br

Comentários
Assista ao vídeo