Viver - Saúde

Conscientização sobre a gravidade do câncer de próstata é necessária

2 de Dezembro de 2013
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O mês de novembro foi marcado pela campanha nacional de conscientização destinada ao público masculino com enfoque na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens. Por conta do preconceito contra o exame que detecta a doença, sua incidência ainda é alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 60.180 novos casos de câncer de próstata foram registrados em 2012. O médico emergencialista Thiago Haikal, que atende no PS Central de Ribeirão Preto pelo Instituto Corpore, acredita que ainda há relutância dos homens em fazer o exame. “O exame físico é realizado pelo médico, dura apenas dez segundos e tem como objetivo analisar a consistência e o tamanho da próstata, e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens”, alerta.

A partir da suspeita do câncer de próstata, os exames para o diagnóstico são o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico). A confirmação é feita por meio da biopsia da próstata. Segundo Haikal, em sua fase inicial, a doença geralmente não apresenta muitos sintomas. “Já em uma fase mais avançada, os sintomas mais comuns são aumento da frequência urinária, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina e no líquido seminal, vontade de urinar frequentemente à noite, dor ou ardor durante a micção, além da perda de peso”, explica.

O aparecimento do câncer de próstata é mais comum após os 60 anos de idade. Homens com antecedentes familiares de câncer da próstata têm mais chances de desenvolver esse tipo de tumor. Em casos hereditários, a doença costuma se manifestar muitas vezes antes dos 50 anos. Diante disso é importante se atentar às formas de prevenção. “A melhor recomendação é manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos para a obtenção de uma vida saudável, e eventualmente reduzir o risco de câncer de próstata. Dietas ricas em certos produtos, como tomates, vegetais crucíferos, soja, cebola, feijão e outras leguminosas, peixes, repolho, brócolis, couve-flor, podem estar relacionadas a um menor risco de câncer de próstata”, diz o médico. Por outro lado, Haikal destaca que o homem deve conhecer seus fatores de risco e antecedentes familiares, realizar visitas programadas ao médico para realização de check ups e consequente diminuição do risco de câncer de próstata.

Diante dos dados alarmantes sobre a doença, o Instituto Corpore realizou várias ações informativas em todos os municípios parceiros localizados em São Paulo e Paraná. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção foram ministradas palestras sobre os mais variados temas econsultas médicas de prevenção de câncer de próstata com exame do toque, solicitação de prova do antígeno prostático (PSA) e solicitação de exames de rotina, além de coleta de sangue.

 

Comentários
Assista ao vídeo