Viver - Saúde

Dor na coluna pode esconder cálculo renal, explica Dr. Vinícius Terra

10 de Junho de 2022

Tratamento tardio pode acabar com a perda do rim. Recomendação é procurar um urologista.

Aquela dor incomoda na coluna, principalmente na lombar, pode esconder um problema grave. Esse é um dos principais sintomas do cálculo renal, popularmente conhecido como pedra no rim. O resultado de apenas tomar um remedinho achando que é uma dor sem importância e não procurar o médico pode ser a perda do órgão.

Diagnóstico precoce é essencial. O diagnóstico tardio pode acabar com a perda do rim, uma insuficiência renal e dependendo do momento o tratamento do cálculo pode até não ser indicado pela demora em procurar um especialista”, destaca o urologista Vinicius Terra.

Outros sintomas como “náuseas, vômitos, sangramento na urina, ardência ao urinar e em alguns casos, associada a infecção, até febre” podem estar associados a doença, explica o especialista.

Sempre que tiver dor lombar, ardência para urinar ou sangramento é recomendado buscar um urologista porque você pode ter um cálculo renal e dores intermitentes. Um dia ele está com dor tem outro dia que ele não está e pode confundir com dor na coluna e ao longo dos anos o paciente pode vir perder um rim”, detalha o médico.

Cálculos renais ou as pedras nos rins são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Não beber água está entre um dos principais fatores de risco, além de predisposições genéticas.

O tratamento pode ser clínico, feito com medicamentos para eliminar o cálculo e controlar a dor. Em alguns casos é necessário a intervenção cirúrgica. “O tratamento da cólica renal vai depender do tamanho do cálculo, da localização e algumas nuances que a tomografia vai mostrar. Se for preciso cirurgia existem métodos minimamente invasivos. Não tem corte nenhum é como se fosse uma endoscopia só que pelo canal da via urinaria”, explica Vinicius Terra.

Ainda de acordo com o urologista o procedimento é simples e seguro que o “paciente faz cirurgia hoje e tem alta no dia seguinte”. Mas o cuidado com o paciente não para por aí. “Além disso, é feito uma análise para verificar o que está provocando esse cálculo e depois é feito o tratamento para não formar novos cálculos e a pessoa volte a sofrer”, destaca o Vinicius Terra.

Dor na coluna pode esconder cálculo renal, explica Dr. Vinícius Terra |

Dr. Vinícius Terra – Urologista

Tel: 11 93379-7878

Site: drviniciusterra.com.br

Comentários
Assista ao vídeo