Viver - Saúde

Exercícios podem melhorar a qualidade de vida e do sono

2 de Junho de 2022

O sedentarismo pode contribuir com a irregularidade do corpo e noites mal dormidas

A prática do exercício físico é uma das grandes aliadas da saúde. Movimentar o corpo ajuda a reduzir a sensação de cansaço, esgotamento, ansiedade e estresse. No dia a dia, é comum encontrar pessoas que não separam um tempo para fazer atividade física, são sedentárias, possuem uma alimentação inadequada e uma rotina exaustiva.

Uma das alternativas para alcançar um estilo de vida mais saudável é a junção da atividade física com a boa alimentação. Segundo o educador físico e coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Paulista, Esdras Melo, existem exercícios para todos os gostos, como caminhada, pilates, natação, corrida, funcional, musculação, crossfit ou andar de bicicleta.

“São muitas opções, o importante é movimentar o corpo e sair do sedentarismo. A prática de atividade física é um dos pilares da saúde. Além de prevenir doenças, ajuda a regularizar o sono e contribui com fatores como redução do estresse e ansiedade, por exemplo”, informa.

Todos esses benefícios acontecem porque, durante a prática, o corpo libera hormônios, como a endorfina e noradrenalina, que proporcionam a sensação de prazer. “É importante ressaltar que, para ter esses efeitos positivos, a prática precisa ser constante. Ou seja, ter uma continuidade. É interessante começar o dia praticando uma atividade. Muitas pessoas alegam a falta de tempo como a principal causa para não se movimentar. Mas, observando os benefícios para saúde física e mental, é interessante fazer um esforço e começar a inserir na rotina”, conta.

É importante buscar por atividades que sejam prazerosas para manter a continuidade. Para treinos mais específicos ou que necessite um acompanhamento, é preciso procurar um educador físico. O profissional atua supervisionando a atividade, preparando uma seleção de exercícios e observando a evolução de cada pessoa.

Comentários
Assista ao vídeo