Viver - Saúde

Trabalhar como Papai Noel pode ocasionar problemas nas costas

27 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele faz a alegria da criançada e proporciona em sua figura carismática muitos sorrisos, sonhos e magia. O Papai Noel -  tradicional e querido personagem idolatrada no mundo inteiro e que teve origem como símbolo natalino na Alemanha -  também sofre com problemas e dores nas costas. O Bom Velhinho precisa se cuidar durante a rotina de trabalho que geralmente é de 30 dias seguidos, por pelo menos 6 horas diárias.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, alguns grupos de pessoas que interpretam o personagem podem estar mais sujeitos a danos. ”Como a função exige pegar crianças no colo, posar para fotos, ficar sentado o dia todo e muito mais, os profissionais podem sofrer sobrecargas e desenvolverem desde lombalgias até torções de colunas e hérnias discais. Se forem obesos, o que é bem comum na hora da escolha para a representação do papel, o risco é ainda maior”, frisa.

Uma sugestão é alinhar os exercícios à ocupação. “O mais indicado é que eles pratiquem atividade física (musculação, natação ou pilates) durante o ano todo para aguentarem a maratona. Uma musculatura fortalecida faz a diferença, assim como se levantar por 10 minutos a cada uma hora sentado”, orienta Martins.

O fisioterapeuta defende ainda a prática da ergonomia correta. “É importante ficar atento ao “trono” utilizado durante o trabalho. Uma concepção saudável é que ele possa ficar com a coluna totalmente apoiada e que o material seja bem confortável. Outra dica é sempre dobrar os joelhos e contrair o abdômen ao pegar as crianças”, finaliza Martins.

 Personagem

José Franklin Winstom de Andrade, de 69 anos, incorpora a imagem de Papai Noel há 26 anos. São 6 horas diárias, das 9h às 16h, onde ele entra num mundo de magia e encantamento com as crianças e os adultos.

Winstom conta que se prepara para o período com bastante descanso e uma boa alimentação.  O Bom Velhinho afirma que faz alongamentos e mesmo assim sente dores nas costas. “São 24 dias sem folga e ainda realizo serviços de Papai Noel para algumas famílias. É uma rotina puxada. Acabo tendo muitas dores, mas vale a pena“ comenta.

 Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

 

Comentários
Assista ao vídeo