Viver - Saúde

Maus hábitos alimentares são um risco à saúde

25 de Abril de 2022

Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nutricionista alerta sobre as doenças causadas pela dieta inadequada

A hipertensão é a doença crônica com maior incidência no Brasil e atinge cerca de 25% da população. O problema acomete, principalmente, mulheres ou pessoas com mais de 65 anos, mas o aumento de casos em crianças também preocupa. De 2% a 4% desse público já sofre com a doença.

Em todo o mundo, mais de um bilhão de pessoas têm pressão alta que, se não for controlada, pode levar a infarto ou derrame cerebral (AVC). Estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia indica que, a cada ano, mais de 7,5 milhões de pessoas morrem devido à hipertensão e 80% dos óbitos ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o nutricionista Jhonathan Andrade faz um alerta: os maus hábitos alimentares são um risco à saúde e podem comprometer a qualidade de vida.

O especialista diz que as dietas ricas em gordura saturada, açúcares e alimentos ultraprocessados não levam apenas à hipertensão, mas provocam outras doenças como diabetes, colesterol alto, gastrite e obesidade. Anemia e desnutrição também estão na lista de problemas causados pela má alimentação.

“A má alimentação vem se tornando cada vez mais evidente no Brasil e em outros países, provocando o aumento considerável nos casos de doenças crônicas não transmissíveis”, alerta o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país.

O tratamento dessas doenças requer acompanhamento médico e nutricional. Com o apoio de um nutricionista é possível fazer uma avaliação detalhada sobre os hábitos alimentares e adotar mudanças no cardápio. “Uma alimentação saudável leva em conta aspectos como a qualidade e a quantidade adequada para cada indivíduo dentro de perspectivas sociais e ambientais”, explica

Bons hábitos desde a infância

O nutricionista Jhonathan Andrade ensina que o ideal é desenvolver bons hábitos alimentares desde a infância. “Os cuidados com a nutrição infantil começam cedo, desde que se inicia a introdução alimentar, geralmente a partir dos 6 meses de idade. Só que não adianta oferecer legumes, saladas e frutas para as crianças se esse hábito não fizer parte da rotina alimentar da família.”

Além dos cuidados com a alimentação, continua o professor, a prevenção das doenças crônicas passa por um estilo de vida saudável e a prática de atividades físicas. No UniCuritiba, o curso de Nutrição conta com uma clínica-escola para atendimento aos estudantes e funcionários e mantém o grupo de pesquisa em comportamento alimentar e obesidade, em parceria com o curso de Psicologia.

Os estudantes também participam de um projeto de extensão em cozinhas solidárias da ong Gastromotiva – entidade focada na educação nutricional, inclusão social e combate ao desperdício. Lançado em 2020, o programa Cozinha Solidária Gastromotiva atende pessoas em situação de insegurança alimentar por meio da implantação de cozinhas comunitárias.

Comentários
Assista ao vídeo