Viver - Saúde

Palito de dente de madeira: Conheça os principais malefícios que pode causar nos dentes

19 de Abril de 2022

Especialista mostra o porquê é necessário abandonar o item e investir em produtos adequados

Imagem: Adobe Stock

O palito de dente de madeira marca presença em quase todas as mesas dos restaurantes, para que os clientes possam fazer uso após as refeições. Porém, o que ainda é desconhecido por grande parte da população é que a prática pode causar diversos danos à saúde bucal, além de não garantir uma limpeza adequada dos dentes.

“Por não ser considerado uma ferramenta de higiene, o palito de dente pode agir de maneira agressiva com o sorriso e gerar uma série de malefícios”, afirma Raul Silva, consultor da GUM, marca americana de cuidados bucais. O especialista apresenta alguns motivos para abandonar o item e investir em produtos adequados. Veja abaixo:

Não garante a limpeza correta

Na maior parte das vezes, o palito acaba empurrando as sobras de alimentos ainda mais para dentro, impedindo o alcance correto entre os dentes e podendo machucar a gengiva. Neste caso, a melhor solução é utilizar o fio dental, pois o produto foi feito especialmente para limpar os espaços da arcada dentária com mais facilidade.

Remove a camada de proteção dos dentes

Por ser feito de um material inadequado para utilizar nos dentes, o palito de madeira pode causar lesões de abrasão, isto é, pode remover o esmalte, principalmente mais próximo à gengiva, onde a camada de proteção é mais fina. “O esmalte é um tecido que acoberta a dentina e a polpa dentária e é responsável por proteger os dentes de bactérias causadoras de diversos problemas de saúde bucal”, reforça o profissional.

Causa machucados na gengiva

Seu formato com a ponta fina e a possibilidade de ser quebrado durante o uso, é capaz de machucar a gengiva e ocasionar possíveis infecções. Outros problemas como gengivite, acúmulo da placa bacteriana e retração gengival também podem ocorrer, provocando desconforto e aumentando os riscos de contrair ou agravar doenças bucais.

Aumenta a sensibilidade

A lesão de abrasão, causada pelo uso do palito de dente de madeira, pode provocar sensibilidade nos dentes, fazendo com que seja doloroso ingerir bebidas e alimentos gelados. “A sensibilidade ocorre por conta da perda do esmalte dentário e exposição da dentina, que está diretamente ligada aos nervos dos dentes. Com a dentina exposta à alteração de temperatura, sentimos muita dor e incômodo ao ingerir certos alimentos”, relata Raul. “Além disso, a retração gengival pode expor parte da superfície dental que antes era recoberta por gengiva, causando ainda mais sensibilidade”, acrescenta.

Estimula o aparecimento de cáries

Como não garante a limpeza interdental correta, o uso do palito estimula o surgimento de bactérias, inclusive as que causam as cáries interproximais, ou seja, entre os dentes. “A cárie é uma doença infecciosa e que pode levar à perda do dente afetado se não for devidamente tratada, por isso é fundamental tomar todos os cuidados necessários”, conclui.

Confira abaixo os Soft Picks e os Flossers da GUM, perfeitos para substituir o uso do palito de dente e garantir a higiene bucal completa após as refeições:

Comentários
Assista ao vídeo