Viver - Esporte

Quase 90 mil aderem aos programas Sócio Torcedor nos últimos três meses

6 de Novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os programas Sócio Torcedor mantidos pelos clubes brasileiros receberam 88.405 novos associados no terceiro trimestre de 2013, o que representa um crescimento de 17,34% no período. Os dados fazem parte do estudo realizado pelos pesquisadores da Trevisan Gestão do Esporte (divisão da Trevisan Escola de Negócios), Gabriel Leiva e Bruno Luiz Cosenza.

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (5) durante o 2º Seminário Business FC, realizado pela Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de Gestão e Marketing Esportivo criado em parceria pela Trevisan Escola de Negócios e a PLURI Consultoria, que nesta 2ª edição conta com a participação da FanClub.

De julho a setembro, cinco novos clubes adotaram esse tipo de programa, totalizando 30 em todo o País e alcançando 600 mil torcedores, conforme dados do “Movimento por um Futebol Melhor”. “Os clubes cada vez mais enxergam essa iniciativa como uma importante fonte de receita”, explica Cosenza.

Os pesquisadores alertam, entretanto, que este número ainda é muito inferior ao potencial de alcance tanto para as possibilidades de envolvimento dos clubes quanto das torcidas. Em média, a relação associado x total de torcedores é de apenas 0,42%. “Dentre os 12 clubes mais populares do País, somente Internacional, Grêmio e Santos têm mais de 1% de seus torcedores associados aos programas”, aponta Leiva.

Cenário – No período analisado, a grande maioria dos clubes conseguiu aumentar os quadros. Somente quatro perderam associados: Ceará (-36,49%), Náutico (-21,34%), Corinthians (-7,74%) e Portuguesa (1,65%). O destaque negativo é o time do Parque São Jorge, que perdeu 3.950 associados, a maior redução em números absolutos.

Por outro lado, Flamengo e Bahia apresentaram significativo crescimento do número de sócios. O time carioca obteve 11.283 adesões de julho a setembro, passando de sétimo para quinto maior programa do país. O Bahia também subiu oito posições, ficando em 14º após alcançar crescimento de 279,81%, saltando de 3.240 para 12.306 associados em três meses. Somadas, as adesões dos dois times representam 23% do total dos programas do país. 

O ranking de torcedores associados, organizado pelos pesquisadores, coloca dois times gaúchos no topo: Internacional, com 105.758 sócios, e Grêmio, com 73.475. Em seguida, aparecem dois paulistas: Santos, com 53.311, e Corinthians, que mesmo com a redução ainda conta com 47.057 torcedores em seu programa. Completando as cinco primeiras posições está o Flamengo, com 37.664 associados.

Comentários
Assista ao vídeo