Viver - Saúde

O cirurgião vascular e atleta, Thiago Melo, conta na íntegra como foi sua trajetória no esporte

30 de Setembro de 2020

Sempre fui adepto aos esporte e tive vida de atleta. Quando adolescente jogava vôlei pela seleção alagoana, joguei futebol, tênis, lutei e compete Jiu-Jitsu durante a faculdade e residência de cirurgia geral, então possuia uma rotina de treinos contínuos.

Sempre achei o triathlon apaixonante, mas juro que tinha medo de iniciar, parecia algo feito apenas para extraterrestres. Fui convencido por alguns dos meus amigos há apenas 4 anos a iniciar alguns treinos. Percebi naquele momento que não se constrói um atleta do dia pra noite. Tive que mais uma vez voltar a abdicar de algumas coisas, principalmente de vida social, e focar no que eu queria, evoluir no tri.

Acho meu relato interessante pois para quem nunca tinha corrido, nadado ou pedalado na vida, chegar ao ironman, alguma mudança drástica aconteceu. E acontece sim, uma espécie de mindset, uma ideia fixa que entra em sua cabeça e que por consequencia acaba afetando sua vida, porém pra melhor.

Me tornar atleta, me obriga a ter hábitos mais saudáveis, cuidar da alimentação, do sono, saúde mental e principalmente do meu corpo, afinal ele é minha moradia.

O esporte não tem idade, o esporte é um lifestyle, onde você acaba incorporando a sua vida a ele.

Não que eu queira transformar todo mundo em atleta, longe de mim. Até porque nossa rotina de treinos não é fácil. Mas pensar em tirar as pessoas do sedentarismo me anima e me faz ser um incentivador nato do esporte.

Ao escolhermos um esporte, temos que tentar encaixar em nossa rotina, ter o apoio da família, acompanhamento profissional, procedimentos para prevenção de lesões e por último, não esquecer de ser feliz. Fazemos esporte para nos divertir acima de tudo, então antes de mais nada, esteja contente com o esporte escolhido, ou mude de esporte.

 Além disto, o triathlon, como qualquer atividade física ou esporte, possibilita a produção de mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem estar e que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade, que são os males da via moderna.

@drthiagomelo.

Comentários
Assista ao vídeo