Viver - Saúde

Tabagismo: principal causa de câncer de pulmão também é fator de risco para outras doenças

24 de Setembro de 2020

Ribeirão Preto tem mais de 49 mil fumantes acima de 18 anos. Para especialista, aumento do consumo de cigarros na pandemia também é motivo de preocupação

Segundo dados do INCA, o Câncer de Pulmão é o segundo mais recorrente no Brasil - ficando atrás apenas do Câncer de Pele Não-Melanoma. No triênio, 2020-2022, serão mais de 30 mil novos casos da neoplasia, sendo mais de 17 mil em homens e, cerca de 85% dos casos diagnosticados estão associados ao uso do tabaco - ativamente ou de modo passivo.

Por outro lado, o número de brasileiros que mantém o hábito de fumar, caiu 38% em 13 anos, de acordo com dados apontados pelo Vigitel/2019. Em Ribeirão Preto, a estimativa feita pela Secretaria da Saúde baseada neste levantamento aponta que os fumantes - acima de 18 anos - são cerca de 49.839,76 mil pessoas. O número representa 9,8% considerando a estimativa populacional de 2018.

"Apesar da queda no número de tabagistas no Brasil, estamos vivendo uma situação atípica que é a restrição de circulação e o isolamento social causados pela pandemia. Segundo estudo recente da Fiocruz, 34% dos fumantes declararam que estão consumindo mais cigarros durante o dia. Isso se dá por vários fatores entre eles o aumento de incidência dos transtornos ansiosos-depressivos", explica Carlos Fruet, oncologista do InORP Oncoclínicas. Ainda segundo levantamento da Secretaria Municipal de Ribeirão Preto, o câncer de pulmão está entre os que mais levam ao óbito e estudos indicam que 70% está associado ao hábito de fumar.

Mas, além do câncer de pulmão, o médico Carlos Fruet alerta que outras neoplasias também têm no cigarro um fator de risco relevante como câncer de bexiga, de pâncreas, esôfago, estômago, tumores de cabeça e pescoço, entre outros.

Prevenção e novo coronavírus

A melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão e outras doenças relacionadas, é não fumar. O INCA reforça que os benefícios ao deixar de consumir o tabaco são imediatos: os pulmões dos fumantes já passam a funcionar melhor após 12 a 24 horas sem o uso.

"Além disso, os fumantes têm maior risco de infecções virais uma vez que o tabaco causa diferentes tipos de inflação nos mecanismos de defesa do corpo e do próprio pulmão. Com a pandemia do novo coronavírus, os fumantes, ao contrair o vírus, podem ter complicações devido à falta de capacidade pulmonar. Lembrar também que as mãos mal higienizadas, em contato com o cigarro, podem aumentar o risco de contágio dos vírus", acrescenta Fruet.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas de alerta ao câncer de pulmão são ligados ao aparelho respiratório como tosse persistente - podendo ou não ser com sangue -, dor no peito, rouquidão, falta de ar persistente e cansaço, pneumonia recorrente, perda de peso e de apetite.

Assim como em outras neoplasias, se descoberto precocemente as chances de cura são mais elevadas. "Em caso de qualquer um desses sintomas é importante procurar um médico especialista para que seja feita uma avaliação cuidadosa a fim de realizar o diagnóstico o mais rápido possível e, consequentemente, aumentar a chance de sucesso do tratamento", comenta o médico oncologista do InORP Oncoclínicas.

O tratamento é individualizado e multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapias alvo moleculares e imunoterapia.

Sobre o InORP - Unidade Oncoclínicas em Ribeirão Preto

Reconhecido por sua atuação de excelência, o InORP- Unidade do Oncoclínicas, há 35 anos, oferece atendimento integral, individualizado e acolhedor, nas especialidades de oncologia, hematologia, cuidados continuados, psicologia, nutrição, fisioterapia e centro de infusão. O instituto com sede em Ribeirão Preto atua com atendimentos de convênios e particulares.

Comentários
Assista ao vídeo