Business - Agronegócio

Embrapa lança revista com resultados de projetos para a redução do desmatamento na Amazônia

16 de Setembro de 2020

Para registrar os avanços obtidos pelos 19 projetos em execução (desde agosto de 2018) com recursos do Fundo Amazônia, a Embrapa lançou nesta semana a primeira edição da revista eletrônica do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz). 

A revista avalia os primeiros 24 meses dos projetos e apresenta os resultados já disponíveis, como o conjunto de capacitações promovidas para mais de 7 mil técnicos, agricultores e ribeirinhos em ações de monitoramento do desmatamento e para o reflorestamento ambiental em territórios dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Além de ações de prevenção, monitoramento e controle de fogo que visam minimizar os impactos aos recursos naturais e também garantir a segurança da população e da produção agropecuária e florestal na Amazônia.

Outro resultado que a edição aborda é o monitoramento e manejo participativo da pesca artesanal em municípios do Pará e o sistema Agrotag VEG, formado por um aplicativo para uso em dispositivos móveis como tablets ou smartphones com sistema operacional Android, concebido para disponibilizar informações técnicas coletas em campo pelos próprios usuários sobre experiências de recomposição de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal ou de Uso Restrito junto a produtores nos diversos estados. Os dados do sistema são enviados automaticamente do aplicativo para uma base de dados geoespacial online, permitindo que os usuários façam análises e cruzamentos com outras bases de dados disponibilizadas, gere relatórios e customize mapas.

O Projeto Integrado da Amazônia 

O projeto é desenvolvido pela Embrapa com recursos do Fundo Amazônia e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição responsável pelo repasse dos recursos para a Embrapa e concentra-se nos municípios do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), dos Territórios da Cidadania e nos municípios onde se desenvolveram grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região e, também, nas regiões com maior conservação da cobertura florestal no bioma Amazônia. 

O PIAmz desdobra-se em 19 projetos de ação nos territórios amazônicos, todos apropriados pela gestão de pesquisa da Embrapa, sendo desenvolvidos por 14 unidades de pesquisa da Empresa (dentro e fora do bioma). Embora com objetivos diferenciados, os 19 projetos têm como principal finalidade contribuir para ampla disseminação de alternativas de produção agropecuárias e florestais de baixo carbono, melhoria socioambiental e desenvolvimento territorial sustentável da região.

A revista

A revista do Projeto Integrado da Amazônia tem periodicidade mensal e suas edições contam com o apoio da rede de comunicadores da Embrapa, profissionais que atuam nas 14 Unidades de Pesquisa envolvidas no PIAMz e pesquisadores, bem como com as instituições parceiras nos projetos. 

Para o editor da revista, o jornalista e pesquisador da Embrapa Antônio Heberle, “a publicação representa uma oportunidade para colocarmos, com agilidade, à disposição da sociedade e dos formadores de opinião as contribuições que os projetos da Embrapa no Fundo Amazônia estão produzindo periodicamente”. 

Texto: Selma Beltrão

Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa

Contato: selma.beltrao@embrapa.br

Comentários
Assista ao vídeo