Colaboradores - Valéria Calente

Golpes recorrentes durante a pandemia

15 de Setembro de 2020

Desde o início das medidas de distanciamento social, para enfrentamento da pandemia da Covid-19, um número cada vez mais elevado de golpes tem surgido.

Ligações com notícias como:

- Você recebeu um voucher de restaurante;

- Você ganhou 500.000 milhas em seu plano de fidelidade de companhia aérea;

- Você tem pontos a expirar;

- Você ganhou um prêmio da loja X – aliás loja em que você realmente costuma fazer compras.

Todas elas são seguidas do envio do número de voucher por SMS, código este que permite ao interlocutor apossar-se de sua conta de WhatsApp e pedir dinheiro a seus contatos.

E-mails também tem sido um método utilizado, com envio de boletos falsificados, cujos pagamentos são direcionados para uma conta bancária de algum membro da quadrilha.

Certifique-se antes de pagar, na dúvida telefone para o emissor.

Isso sem falar no manjado golpe do “eu sequestrei seu filho” ou sua esposa, ou sua mãe.

Não alimente esse tipo de ligação. Desligue e fale com seu familiar. Verá que está tudo bem.

Aliás, nestes tempos de pandemia, existe uma quadrilha que parece especializada na abordagem de operadores do Direito.

Uma pessoa que se passa por jornalista ou representante de um programa de entrevistas e tenta agendar em um estúdio sem qualquer vinculação com emissora. Cuidado. Pode ser algo mais grave como sequestro.

Ou, estes têm mais tempo disponível, o golpista se dá ao trabalho de acessar sua rede social, ver as pessoas que interagem com você, e a partir dai fazer ligação com alegações como:

- Fulano está organizando um evento jurídico em novembro e para confirma sua presença preciso do código que será enviado ao seu SMS.

- Beltrano convidou-o para uma live no Instagram. Para confirmar informe o código que foi enviado ao seu SMS.

Ou os que tem ainda mais tempo, copiam uma foto sua de rede social e colocam em uma conta de WhatsApp, checam os perfis com número de telefone aberto e fazem contato pedindo dinheiro para uma emergência.

Enfim cuidado com as informações abertas em redes sociais e cuidado redobrado com as ligações.

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