Viver - Saúde

Dra. Andréa Monteiro aponta as técnicas mais usadas em consultório para cuidar da pele e cabelos

2 de Setembro de 2020

Dra. Andréa Monteiro, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, revela quais são as principais inovações disponíveis de modernos tratamentos para os problemas dermatológicos

Estar bonita e de bem consigo mesma é mais do que apenas vaidade, mas uma necessidade para manter a autoestima em dia e assim se sentir segura e empoderada para encarar os desafios da vida profissional e pessoal. A questão vai muito além do visual, afetando até mesmo a saúde mental.

Segundo a Dra. Andréa Monteiro, referência em tratamentos dermatológicos e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por estarem visíveis, as doenças dermatológicas podem prejudicar as relações sociais e a capacidade produtiva do indivíduo. “Por estarmos em uma sociedade que valoriza a aparência, de acordo com o padrão estético e de beleza propagado pela mídia, problemas dermatológicos, principalmente quando ocorrem em áreas expostas, levam a um maior constrangimento social, causando alguns estigmas e complexos que afetam negativamente aquela pessoa, atrapalhando seus relacionamentos, sua autoconfiança e até mesmo a produtividade no trabalho.”

A especialista aponta quais são as principais novidades disponíveis para aqueles que precisam de tratamento para problemas dermatológicos, como eczemas, rugas, acnes, alopecia (queda de cabelo) e até mesmo doenças crônicas como a psoríase. Confira:

Sinergia de tecnologias

Hoje a sinergia de tecnologias, principalmente entre preenchedores, toxina botulínica e bioestimulação, apresentam excelentes resultados. “O ultrassom microfocado associado ao ácido poli-l-lático, ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio na face e pescoço quando conjugados apresentam excelentes resultados. Através de microcortes, realizado através do microagulhamento, assim como outras técnicas, que atuam nas fibras do colágeno, melhorando a densidade dérmica, reorganizando todo o colágeno da pele, e com isso há um tratamento de rugas, linhas e melhora de contornos faciais”, diz a médica.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico tem a função mais profunda de volumizador. Em uma única sessão é possível conseguir uma harmonização extremamente interessante, conjuntamente com a aplicação pontual da toxina botulínica nas regiões das rugas.

Psoríase

A doença afeta 1,5% a 2% da população ocidental, é uma doença inflamatória crônica de caráter genético e imunológico, mas que pode também ser desencadeada por fatores como traumas, infecções, estresse, tabagismo, depressão, alcoolismo, por algumas medicações, alterações endócrinas e metabólicas. Evidentemente, seus impactos psicossociais podem estar associadas a um intenso sofrimento psíquico devido a “rejeição” da sociedade.

Hoje temos diversos tipos de tratamento disponíveis para a psoríase, como Tratamentos tópicos, fototerapia com luz ultravioleta (UV) e tratamentos sistêmicos, para casos de moderados a graves da psoríase, por via oral ou injetáveis. Os tratamentos imunomoduladores, imunossupressores e os medicamentos biológicos fazem parte desse tipo.

Acne

Há muitas opções de tratamento para a acne, que dependem da gravidade de cada caso. Eles incluem a extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subcisão e preenchimentos cutâneos com gordura ou ácido hialurônico. Antibióticos e retinóides também podem ser utilizados.

As manchas de acne geralmente são tratadas com os mesmos métodos das cicatrizes exceto a subcisão e o preenchimento.  Alguns métodos novos, como a fototerapia com luz azul e microagulhamento podem ser indicados em casos específicos. A luz azul entraria como um coadjuvante porque tem efeito bactericida e clareador.

Alopecia

A queda de cabelo tem causas multifatoriais, por isso unir diferentes técnicas consagradas é uma maneira de tratar várias frentes do problema .

Além de medicamentos tópicos que podem ser prescritos, dependendo de cada caso e das causas da alopecia, eu realizo intradermoterapia, drug delivery capilar e microagulhamento capilar. Também podem ser usados fototerapia com led vermelho como coadjuvante.

Além dos tratamentos tópicos, podem também ser prescritos tratamentos sistêmicos, que são medicamentos por via oral.

Comentários
Assista ao vídeo