Viver - Saúde

Dr. Marcos Pontes ajuda pessoas a emagrecerem através das redes sociais

28 de Agosto de 2020

O médico e especialista em emagrecimento Dr. Marcos Pontes dá dicas na internet para uma vida mais saudável e melhores hábitos nutricionais, ajudando milhares de pessoas a emagrecer através de seus posts nas redes sociais

Segundo o Ministério da Saúde e a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a prevalência da obesidade voltou a crescer no Brasil nos últimos anos. Considerado um problema de saúde pública, muito além de uma questão  estética e dos padrões de beleza impostos pela sociedade, os dados também apontaram que o excesso de peso é mais comum entre os homens, entre 25 e 40 anos e a porcentagem de obesos e pessoas com sobrepeso no país pode chegar a 23% da população, sendo 18 milhões de obesos e 52 milhões acima do peso ideal.

Hoje no Brasil, a obesidade é citada não apenas como uma epidemia, mas também um mal que aflige como consequência da distorção da autoimagem a autoestima e a saúde mental de milhões de pessoas, levando a casos de depressão e problemas de autoaceitação.

Em meio a este cenário, onde as pessoas buscam cada vez mais se livrar dos quilos extras, seja por uma questão de saúde física ou mental, o Dr. Marcos Pontes, médico gastro e especialista em emagrecimento, se tornou uma referência nas redes sociais, ao trazer conselhos e dicas valiosas para promover o emagrecimento. Através do Instagram, onde acumula milhares de seguidores, o médico esclarece dúvidas dos internautas e ajuda pessoas a terem melhor qualidade de vida e fazerem as pazes com a balança.

Motivos do aumento da obesidade no Brasil

O médico aponta as principais causas do aumento do número de obesos e pessoas com sobrepeso no país. “Isto acontece em decorrência do consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar. Houve uma mudança de comportamento, de paradigma no Brasil nos últimos anos, levando a hábitos alimentares pouco saudáveis e rotinas mais sedentárias. Hoje muitos trabalham em frente ao computador, movimentando-se menos, além da pressão da vida moderna por resultados rápidos, o que compele aquele indivíduo a fazer refeições rápidas, em horários inadequados e de baixo valor nutricional.”

Segundo o Dr. Pontes, é preciso promover uma mudança de mentalidade em primeiro lugar, para que os índices voltem a cair: “não se trata apenas de ter uma dieta melhor ou de se movimentar mais. O emagrecimento acontece de fato quando mudamos a nossa mente e passamos a ter novos hábitos. Compete a nós, fazermos questão do consumo de alimentos mais saudáveis, o consumo de hortaliças e ter hábitos de vida melhores.”

Destaque nas redes sociais

O Dr. Marcos Pontes percebeu que não apenas seus pacientes, mas pessoas que nunca foram ao seu consultório, situado no Distrito Federal, partilhavam e acompanhavam os conteúdos postados no Instagram: “como médico, sinto-me na obrigação de promover saúde e informação de qualidade para todos, não apenas para os meus pacientes. Naturalmente, apenas seguir as minhas dicas não substitui uma consulta com um médico, mas podem ser um ponto de partida para uma vida melhor e para conquistar o corpo dos sonhos, mais magro e mais saudável, acarretando em melhor saúde geral e maior autoestima.”

O médico conta que recebe muitas mensagens de agradecimento pelas dicas e que se sente feliz em poder contribuir para mudanças relevantes e positivas na vida das pessoas: “muitas vezes pequenos gestos podem fazer grande diferença. Procuro conscientizar e estimular as pessoas que me seguem na rede social, e tenho recebido de volta muitos comentários positivos. Por isso, tenho investido cada vez mais em novos conteúdos", finaliza.

Acompanhe o trabalho do Dr. Marcos Pontes no Instagram: https://www.instagram.com/dr.marcospontes/

Comentários
Assista ao vídeo