Informes -

Engenheira ambiental Welcione Oliveira dá quatro conselhos ecológicos para aplicar na sua rotina

26 de Agosto de 2020

Welcione Oliveira aponta medidas simples que podemos tomar para ajudar a conter o aquecimento global e o desequilíbrio ecológico, ajudando na preservação do nosso planeta

Welcione Oliveira é empresária e engenheira ambiental, atuante na empresa Agrotopo Consultoria, e mesmo com a agenda repleta de compromissos, se organiza para participar de projetos que levem conscientização para a sociedade sobre a questão ambiental, não apenas em São Luís do Maranhão mas em todo o Brasil.

A engenheira ambiental tem lecionado palestras em todo o Brasil, sempre apontando a necessidade de se discutirem temas como: reciclagem, consumo, sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Todo indivíduo pode e deve contribuir de muitas maneiras.

“Nas palestras que leciono, tanto nas escolas, como em empresas, mostro como é possível ter grandes ganhos com simples mudanças. Hoje, precisamos pensar em cada detalhe. Proteger a natureza não é somente pensar na Amazônia, mas também preservar cada lugar por onde passamos. Pense que hoje, a sua atitude a favor do meio ambiente pode ser consumir produtos com menos embalagens plásticas ou levar uma sacola reutilizável para o mercado, por exemplo”, pondera.

Welcione aponta 4 conselhos que podemos pôr em prática no nosso cotidiano para ajudar o nosso planeta e o meio-ambiente. Confira: 

1.        Faça a separação de lixo. Não misture o lixo reciclável com o lixo orgânico. Se possível, use técnicas de compostagem, você reduzirá a sua produção de lixo e ainda terá um excelente adubo para as suas plantinhas de casa.

2.        Vá à feira livre do seu bairro. Os pequenos produtores costumam gastar menos água, aplicar menos aditivos na terra e nos vegetais, como agrotóxicos e conservantes. Para mais, consumir de quem mora mais perto de você é mais barato e mais ecológico. Imagine a quantidade de gases poluentes e de CO2 emitidos só no transporte de cargas de alimentos que vêm de outros estados?

3.        Diga não a sacolas plásticas. Você pode até utilizar as sacolas de mercado, como recipiente para o lixo. No entanto, isso não pode ser uma desculpa para não usar sacolas reutilizáveis ao ir às compras.

4.        Economize. Isso vale para praticamente tudo: água, energia elétrica, dinheiro. Não consuma mais do que você precisa. Agir com consciência ecológica é também usar as suas roupas até que elas acabem, roupas não são descartáveis. Não compre peças novas sem necessidade. O meio ambiente agradece.

Comentários
Assista ao vídeo