Viver - Saúde

Tudo sobre a Cirurgia Torácica por Dr Alan pontes

19 de Agosto de 2020

Você sabe o que é a cirurgia torácica ? Não ? Tudo bem, aprenda com quem é especialista no assunto @alanpontes

Vamos lá, vou fazer um resumo para você: é a especialidade que cuida das doenças do tórax, desde a traquéia aos brônquios. Inclui também o mediastino, parede torácica, seus tecidos de revestimentos, ossos, costelas e músculos.

Surgiu com o tratamento da tuberculose, câncer de pulmão e hoje já existem cirurgias minimamente invasivas.

A área cresce cada vez mais com a tecnologia e infelizmente devido ao aumento dos tabagistas no mundo. O câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata no mundo. O papel da cirurgia é curativo em casos iniciais ou faz parte do protocolo de tratamento multidisciplinar que envolve também oncologista, radioterapeuta, pneumologista e patologista.

Existe a especialidade de cirurgia cardiotorácica no Brasil ?
Não. No país, existe a torácica e cardíaca (cardiovascular). A torácica tem a duração de 2 anos obrigatórios, com um 3 ° ano opcional. E tem como pré - requisito 2 anos de residência médica em cirurgia geral ( área básica )

Já a cardiovascular tem acesso direto com duração de 5 anos.

Conheça a rotina de um cirurgião torácico:

A cirurgia torácica abrange as doenças do pulmão, traqueia, brônquios, pleura, mediastino e parede torácica, sendo responsável pelo tratamento cirúrgico de uma grande diversidade de patologias.
Por conta disso, a área de atuação do cirurgião torácico é vasta e envolve desde o tratamento do câncer de pulmão ao da sudorese excessiva.

Entre os casos mais frequentes no dia a dia da especialidade, estão os nódulos pulmonares, o câncer de pulmão e as doenças pleurais (pneumotorax, derrames pleurais, hemotórax e empiema)
No entanto, muitas outras enfermidades também são tratadas pelo cirurgião torácico, como as estenoses de traqueia, as deformidades do tórax (por exemplo: o pectus excavatum) os tumores do mediastino e inclusive, doenças cuja manifestação ocorre em pontos distantes do tórax, como é o caso da hiperidrose e da miastenia gravis (fraqueza muscular generalizada)

O cirurgião de tórax costuma trabalhar em hospitais de cuidados terciários e quaternários, atuando em parceria com outros especialistas (como pneumologistas, oncologistas e cardiologistas) e com equipe multidisciplinar. Essa abordagem em conjunto é fundamental para lidar com situações de maior complexidade.

Para acompanhar a rotina de pertinho de um cirurgião torácico e ficar por dentro de assuntos relacionados a área da saúde, basta acompanhar no Instagram @alanpontes.

Comentários
Assista ao vídeo