Cultura - Música

Elba Ramalho: 69 anos, músicas mais tocadas e autores mais gravados

17 de Agosto de 2020

Cantora recebe homenagem do Ecad no dia do seu aniversário com lista de compositores que escolheu para gravar em seus mais de 40 anos de carreira 

Elba Ramalho completa 69 anos nesta segunda-feira, dia 17 de agosto. Com sua voz marcante e o carisma de uma grande cantora, a artista paraibana tem uma lista de sucessos em mais de 40 anos de carreira. Os hits foram surgindo em forma de forró, baião, xote e frevos, ritmos que remetem ao universo nordestino. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para identificar as músicas de maior sucesso, gravadas por ela nos últimos anos, além da lista de compositores que Elba mais gravou desde o início da carreira.

No topo do ranking das músicas mais tocadas entre 2015 e 2019 ficou “De volta pro aconchego”, de autoria de Nando Cordel e Dominguinhos. A canção foi tema do protagonista Roque, interpretado pelo ator José Wilker, na telenovela Roque Santeiro, de 1985, da Rede Globo. Entre as cinco mais ouvidas na voz de Elba Ramalho nos últimos cinco anos também estão “Chão de giz” (de Zé Ramalho), “Entre o céu e o mar” (de Dudu Falcão e Roger Henri), “Bate coração”, (de Cecéu) e “Banho de cheiro” (de Carlos Fernando).

Elba Ramalho tem 931 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. O levantamento registra que o compositor mais gravado por Elba em sua carreira é Luiz Gonzaga, o saudoso Gonzagão. A cantora lançou, em 2002, o álbum Elba Canta Luiz em homenagem ao "Rei do Baião". Também fazem parte da lista dos 10 autores mais gravados por Elba, nesta ordem, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Chico Buarque, Zé Ramalho, Alceu Valença, Nando Cordel, Zé Dantas, Fausto Nilo e Moraes Moreira. 

A cantora, compositora, instrumentista e atriz Elba Maria Nunes Ramalho, nasceu no município paraibano de Conceição, na região metropolitana do Vale do Piancó, em 17 de agosto de 1951. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas, nos últimos cinco anos, é proveniente dos segmentos de TVs, Rádios e Festa Junina, que correspondem a quase 85% do que é destinado a ela.

Ranking das músicas gravadas por Elba Ramalho mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

Posição

Música

Autores

1

De volta pro aconchego

Nando Cordel/Dominguinhos

2

Chão de giz

Zé Ramalho

3

Entre o céu e o mar

Dudu Falcão/Roger Henri

4

Bate coração

Cecéu

5

Banho de cheiro

Carlos Fernando

6

Ai que saudade de ocê

Vital Farias

7

Olha pro céu

Gonzagão/Jose Fernandes de Carvalho

8

Forro do xenhenhém

Cecéu

9

Paisagem na janela

Fernando Brant/Lô Borges

10

Ciranda da rosa vermelha

Alceu Valença

11

Eu só quero um xodó

Anastácia/Dominguinhos

12

Canção da despedida

Geraldo Azevedo/Geraldo Vandre

13

Maria e o anjo

Dalvimar

14

Sanfoninha choradeira

João Silva/Gonzagão

15

Vem ficar comigo

Nando Cordel/Dominguinhos

16

Sabia

Zé Dantas/Gonzagão

17

Distante d`ocê

Hermes

18

Frevo mulher

Zé Ramalho

19

Eu quero meu amor

Assisão

20

O xote das meninas

Zé Dantas/Gonzagão

 

Ranking dos compositores mais gravados por Elba Ramalho

 

Posição

Autores

1

Gonzagão

2

Dominguinhos

3

Geraldo Azevedo

4

Chico Buarque

5

Zé Ramalho

6

Alceu Valença

7

Nando Cordel

8

Zé Dantas

9

Fausto Nilo

10

Moraes Moreira

11

Carlos Fernando

12

Chico César

13

Humberto Teixeira

14

Lenine

15

Gilberto Gil

16

Cecéu

17

Caetano Veloso

18

Bráulio Tavares

19

Mestre Elysio

20

Antônio Barros

  

Comentários
Assista ao vídeo