Cultura - Educação

Garota Chocrível: o diário de uma adolescente dos anos 80

5 de Agosto de 2020

Conheça uma época sem wi-fi e divirta-se com as paquerinhas, o walkman e as brincadeiras ao ar livre de quase 40 anos atrás no lançamento autobiográfico de Márcia Marques

Eu – Diário de uma garota Chocrível conecta a realidade dos anos 80 com os adolescentes do novo milênio por meio da tecnologia. No e-book e aplicativo da Série Chocrível, o público moderninho mergulha em uma época sem internet e no auge de grandes nomes da música nacional e internacional. A obra é resultado da reunião dos diários da adolescência de Márcia Marques, escritora da obra e criadora da Série Chocrível.

Desde a separação dos pais durante a infância até os conflitos e desafios de uma garota na adolescência, Maia de Oliver, protagonista da história, narra sua trajetória em busca do próprio destino e do “feliz para sempre” dos contos de fadas. Com as amigas Vic e Carol, Maia enfrenta as paqueras, o primeiro beijo, o desafio do vestibular e a dor da morte.

“Estou atordoada com toda a conversa sobre o meu futuro, e me assusto mais ainda quando ele me fala da morte.
- É isso mesmo, filha - falou.
- Um dia seu pai não vai estar mais aqui, e você com seus irmãos darão continuidade às empresas - continuou falando.
Levei um choque de REALIDADE.
Não posso nem imaginar nada disso.
- Venha tomar conta do que é seu. A escolinha não é sua - ele insistiu.
- Você tem que pensar no futuro, um dia ele chega - continuou falando.” (Eu – Diário de uma garota Chocrível, pág.364 e 365)

Além da lições aprendidas pela protagonista, a obra apresenta um dicionário maranhês que auxilia na compreensão da história e enriquece o vocabulário do leitor. Já o aplicativo de realidade aumentada propõe um álbum de figurinhas virtual, entretenimento clássico da época.

Eu – Diário de uma garota Chocrível é dedicado a adolescentes curiosos sobre a cultura dos anos 80 ou para os adultos saudosistas daquela geração. Além da diversão garantia, a obra deixa a inspiração para que, no futuro, diários da década de 2020 sejam também ponto de partida para novas produções nostálgicas como é a Série Chocrível.

 Ficha Técnica:
Título: Eu – Diário de uma garota Chocrível
Autor: Márcia Marques
ISIN: B083THJBR7
Páginas: 346
Preço: R$19,79
Link de venda:  https://amzn.to/3ddNaYD

Sinopse: Maia de Oliver é uma garota comum com uma história incomum. É sonhadora e adora a vida que leva. Vive feliz com a família numa pequena cidade cercada de amigos, onde semeou seus maiores sonhos. A separação dos pais deixa marcas que só se manifestariam anos mais tarde, onde busca respostas sobre a decisão da mãe em deixá-la para trás. Desde então, passa a morar com o pai e conta com o apoio de sua nova mulher para realizar muitas aventuras na adolescência. Até que tudo desmorona de novo. Entre os momentos difíceis, ela encontra na escola verdadeiras amizades e uma forma de se expressar através da dança, um sonho distante dos planos traçados para sua vida. Vic e Carol, suas melhores amigas, compartilham momentos mágicos e muito divertidos nessa história apaixonante, onde Maia conhece seu paquera oficial e fica sem saída com um beijo roubado. Seu diário, o confidente, guarda todos os seus segredos e os sentimentos mais profundos quando ela se depara com o fim de seu mundo.

Sobre o autor: Márcia Marques nasceu em 1973 e presenciou o surgimento das grandes bandas rock e pop dos anos 80. Ama ler e tem mania de fazer rimas e criar histórias. Decidiu escrever para incentivar os leitores a terem paixão pelos livros. 

Redes Sociais:

Márcia está disponível para entrevistas. Entre em contato pelo e-mail eugarotachocrivel@gmail.com ou pelo telefone (98) 9.8142-7622

Comentários
Assista ao vídeo