Viver - Saúde

Simuladores de Cirurgia Plástica em 3D ajudam planejar a cirurgia

3 de Agosto de 2020

Um dos fatores mais importantes em relação à cirurgia plástica é o grau de expectativa que o paciente tem em relação ao resultado.  É preciso que a pessoa esteja ciente de que cada resultado pós-cirúrgico é individual, respeitando o conjunto corporal, ou seja, não adianta estar embasada no nariz ou peito da amiga ou atriz famosa e assim por diante. Contudo, a tecnologia associada a medicina tem sido uma grande aliada na simulação dos resultados de intervenção mesmo antes dela acontecer.

Com o avanço da tecnologia o mercado vem apresentando vários simulares que ajudam a planejar a cirurgia plástica, entre eles está o Vectra XT 3 D , o  Crisalix entre outros nomes. Tanto um quanto outro captam imagens de alta qualidade. Em cima disso, o médico consegue, além de revelar o resultado após a operação em uma realidade mais próxima, realizar estudo e variações, que serão adaptadas conforme a necessidade de cada pessoa.

Dr. Thiago Cavalcanti  /  NW Comunicação
 

Segundo o cirurgião plástico Dr. Thiago Cavalcanti o importante não é só ver o resultado e sim o médico planejar o procedimento antes de ele acontecer, para alinhar a expectativa do paciente e mostrar que ficará bem como o corpo dela permite. Além de avaliar as várias opções de tamanhos e formatos.

Com estes aparelhos é possível, por exemplo, simular prováveis resultados dos seios, rinoplastia, redefinição dos contornos corporais, cirurgias de aumento de volume ou diminuição de diferentes regiões da face, como queixo, bochechas e lipo de papada. No caso das mamas, por exemplo, é possível comparar vários cenários de implantes, com diferentes opções de tamanhos e formatos.

Dr. Fernando Nakamura / NW Comunicação
 

Segundo o Dr. Fernando Nakamura os simuladores permitem que o médico e o paciente possam analisar em conjunto várias hipóteses de procedimentos cirúrgicos, escolhendo a que melhor se adapta às necessidades e expetativas da pessoa que vai ser submetida à operação.

Comentários
Assista ao vídeo