Viver - Beber e Comer

Apresentador francês ensina receita de petit gâteau de Paris

31 de Julho de 2020

O doce francês petit gâteau é uma das sobremesas mais populares nos restaurantes do Brasil. Em Paris onde ele foi criado, se chama fondant au chocolat, mi-cuit au chocolat, moelleux au chocolat ou gâteau au cœur coulant.

Engana-se quem pensa que não é possível fazer a receita em casa para um almoço em família. O apresentador francês e empresário, Benjamin Cano, ensina uma receita que vai garantir o doce no ponto certo. 

Ingredientes:

5 ovos inteiros

250g de chocolate meio amargo (barra)

100g de açúcar

200g de manteiga

100g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Comece pegando uma tigela grande ou outro recipiente semelhante, coloque as gemas, ovos inteiro e também o açúcar, pegue um batedor e misture tudo muito bem. Em seguida, coloque em outro recipiente, o chocolate e a manteiga, leve para o microondas por cerca de 4 minutos. Durante esse período, abra o microondas e misture os ingredientes, para garantir um melhor resultado. Deixe o tempo suficiente para derreter os ingredientes, não deixe aquecer mais do que o necessário. Em seguida, coloque a farinha e também o chocolate derretido junto com os ovos e misture mais uma vez, até perceber que a mistura tornou-se uma massa. 

Coloque a massa em forminhas bem untadas e depois use as forminhas dentro de uma forma maior, leve para o forno - pré aquecidos a 200C por 5 a 10 minutos. Depois, disforme elas ainda quente e sirva com sorvete.

Comentários
Assista ao vídeo