Cultura - Educação

Saúde Mental na pandemia é tema de novo Podcast da PUC-Campinas

21 de Julho de 2020

Especialistas discutem consequências do isolamento e meios de prevenir transtornos psicológicos

O Olhar Contemporâneo, podcast da PUC-Campinas, debate nesta edição as consequências da pandemia para a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 300 milhões de pessoas apresentam quadro depressivo no mundo e o Brasil, por sua vez, tem o maior número de indivíduos (19 milhões) com transtornos ligados à ansiedade. Com o isolamento social e os demais prejuízos causados pelo coronavírus, especialistas temem que patologias desse tipo cresçam de forma ainda mais acelerada.

O debate, que contou com a participação da professora extensionista Tatiana Slonczewski, doutora em Psicologia, e do psiquiatra Eduardo Henrique Teixeira, explorou as diferenças entre as patologias, os principais fatores de causa e os caminhos mais apropriados para combatê-los. Os docentes das Faculdades de Psicologia e Medicina da PUC-Campinas enalteceram, ainda, a importância da criação de vínculos e hábitos saudáveis para o equilíbrio da mente, além dos riscos do uso inadequado das redes sociais no período de pandemia.

A edição do Olhar Contemporâneo está disponível no site https://www.puc-campinas.edu.br/podcast. Além da página, onde os interessados podem encontrar outros episódios, o podcast da PUC-Campinas pode ser encontrado nas plataformas do Spotify, do Deezer e do Google Podcasts.

Departamento de Comunicação da PUC-Campinas

Comentários
Assista ao vídeo