Cultura - Viagem

Hotel Serra da Estrela treinou todos os funcionários para receber hóspedes com segurança

20 de Julho de 2020

Funcionários da governança, recepção, segurança, manutenção, administrativo e alimentação receberam treinamento e participaram de simulações práticas

Fachada do hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão
Divulgação Grupo AP2

Já faz quase um mês que a Prefeitura de Campos do Jordão liberou a abertura da rede hoteleira da cidade e o Hotel Serra da Estrela voltou a receber seus hóspedes com muita alegria e com todos os cuidados necessários que o momento pede.

Preocupado em garantir a saúde e a segurança de quem se hospeda, e também de seus colaboradores, o Serra da Estrela fez uma série de mudanças em seus protocolos de limpeza, fluxo de pessoas e nos serviços de quarto e de alimentação que conta com a cozinha do delicioso restaurante Alquimia.

Além disso, o hotel treinou intensamente os funcionários e implantou medidas específicas para manter o local, os funcionários e os hóspedes protegidos do coronavírus. “Primeiro fizemos um trabalho de conscientização dos colaboradores sobre a importância da higiene pessoal e as medidas de prevenção diante ameaças de pandemias. Depois seguimos para a parte específica de cada área e aplicamos simulações de possíveis situações que eles poderiam encontrar no dia a dia. Já temos feedbacks fornecidos por hóspedes e colaboradores dizendo que o treinamento trouxe segurança e confiança no atendimento de todos”, explica Fernando Oliveira, da Entre! Hospitalidade, responsável pelo treinamento junto com Conceição Novaes, da MC Governança.

Funcionária higieniza carrinho de serviço sob supervisão durante treinamento

Todas as superfícies de áreas comuns são desinfectadas constantemente com produtos altamente eficazes e os colaboradores do hotel usam todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), além de terem disponível a todo tempo sabonete líquido bactericida, álcool 70%, máscaras e luvas.

Para a diretora do hotel, Denise Bernardino, os gastos com treinamento e todas as medidas de sanitização são na verdade investimento. “Os cuidados que tomamos são para a proteção de todos e garantem tranquilidade tanto para hóspedes quanto para funcionários. Não teríamos como reabrir sem pensar no bem estar de cada pessoa que recebemos em nossos ambientes”, destaca. 

Execução e avaliação

As referências para as adequações dos procedimentos do hotel e no restaurante são pautadas em determinações de órgãos competentes como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a ABG (Associação Brasileira de Governantas), a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o Ministério do Turismo e também da prestigiada faculdade de hotelaria e gastronomia do Senac São Paulo e do Sebrae. 

Para acompanhar a execução das medidas de sanitização, o hotel formou um Comitê de Prevenção que acompanha diariamente as atividades e orienta ajustes quando necessário. Outra forma de medir é a partir das considerações feitas na avaliação de satisfação do cliente.

“Eu sinto que o hóspedes estão bem tranquilos quanto aos procedimentos de segurança. Tivemos bons feedbacks, elogios e até comentários no site da Booking dizendo que estamos muito preparados”, explica a coordenadora de reservas, Priscilla Reis Costa.

Quartos

Os quartos, que já eram rigorosamente higienizados, agora também passam por minuciosa desinfecção e após ser limpo ninguém mais entra no recinto até os novos hóspedes se instalarem. Todos os itens de decoração que não poderiam ser higienizados a cada check-out foram retirados das suítes porque absolutamente tudo é limpo antes da entrada do novo visitante. Por exemplo: revistas, livros e itens com fragilidade a líquidos estão temporariamente proibidos.

Uma outra preocupação foi estabelecer a ocupação reduzida de quartos. Com isso, os corredores e áreas comuns ficarão bem livres e arejadas com as janelas abertas.

As toalhas e os lençóis são lavados a uma temperatura elevadíssima, ação complementar de higienização para matar vírus, bactérias e fungos e evitar transmissões.

Funcionária arruma os quartos usando proteção facial, máscara e luvas. Depois de higienizado ninguém mais entra no local até o novo hóspede

Alimentação e lazer

Da mesma forma, louças e talheres são esterilizados com sabão potente e altas temperaturas. O delicioso café da manhã agora é montado na mesa correspondente de cada quarto e não mais no formato de buffet. As mesas mantêm uma distância de dois metros e açúcares e adoçantes serão disponibilizados em sachês para evitar o compartilhamento de utensílios.

Café montado com utensílios e alimentos cobertos com plástico film para proteger

As áreas de lazer do hotel ainda não podem funcionar (piscinas, o spa, a academia e a brinquedoteca). Essa medida tem como objetivo evitar a aglomeração e manter o distanciamento seguro entre os hóspedes.

Outros cuidados especiais

Uma outra medida implantada, e super importante, foi suspender o serviço de manobrista. Então, ao chegar no hotel, o próprio hóspede estaciona o veículo evitando que outras pessoas tenham contato com volante, marcha e maçanetas do carro.

Após o uso, as canetas da recepção são limpas com álcool para o próximo hóspede usar

Para quem está a procura de tranquilidade e alguns dias com uma paisagem diferente, a equipe do Serra da Estrela está a sua espera. Um passeio desses pode ser revigorante!

Sobre o Hotel Serra da Estrela

Localizado no coração do centro turístico Vila Capivari, em Campos do Jordão, o Hotel Serra da Estrela é sinônimo de qualidade de vida e tranquilidade. Concebido e construído para receber com muito conforto seus hóspedes, o Hotel conta com a cozinha referência em alimentação saudável do restaurante Alquimia.

Sobre o Restaurante Alquimia

O Restaurante Alquimia do “Hotel Serra da Estrela”, apresenta opções criativas e saudáveis elaboradas pelo chef e sua equipe. O cardápio destaca a culinária vegetariana, comprometida com o meio ambiente e qualidade de vida sem perder o sabor. O Serra da Estrela se encaminha para o vegetarianismo e segue os princípios de proporcionar um ambiente livre de sofrimento animal e que apoia causas que podem impactar a vida da natureza e dos seres humanos.

Comentários
Assista ao vídeo