Viver - Saúde

Amamentação e vínculo entre mãe e filho

16 de Julho de 2020

 Saiba como o aleitamento fortalece o apego

A amamentação vai além de inúmeros benefícios físicos para mãe e bebê, traz benefícios emocionais, como o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o recém-nascido.

O leite materno é o alimento mais completo do mundo. Amamentar é um processo natural que vai sendo preparado pelo organismo da mulher, ainda na gestação. É, sem dúvida, um alimento que não só auxilia no desenvolvimento do bebê, protegendo-o contra doenças como a síndrome da morte súbita, infecções, entre outros benefícios.

Segundo a Enfermeira e Consultora de Amamentação, Ana Paula Gama, já foi comprovado cientificamente que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios a saúde tanto do bebê quanto da mãe, como, por exemplo, a diminuição de problemas respiratórios no recém-nascido, assim como doenças diarreicas, dentre outras. No caso da mãe, as vantagens não são menores e nem menos importantes. As mães, ao amamentar, apresentam riscos menores de desenvolver câncer como os de ovário e mama, além de prevenir hemorragias no pós-parto.

A criadora e fundadora da Amamente Rio também afirma: o ato de amamentar vai muito além, transcendem as barreiras fisiológicas, sendo de extrema importância para o vínculo da mãe e do bebê, através do contato pele a pele desde a primeira hora de vida, o calor, a transferência de afeto, o reconhecimento do cheiro, dos batimentos cardíacos. A relação estabelecida através da amamentação é de extrema importância para o lado social e cultural desse bebê, lhe trazendo uma maior estabilidade emocional e maior vínculo familiar no futuro.

Foto: Nunes Borges Fotografia
 

A Amamente Rio é formada por uma equipe com quatro enfermeiras, especialistas em consultoria em amamentação, cuidados materno infantil, laserterapia e Furo de orelha humanizado.  As profissionais dão suporte às mulheres e suas famílias para a chegada do bebê, na amamentação e no puerpério. Além disso, as profissionais ajudam as mamães através de consultoria no retorno do trabalho sem deixar de amamentar.

Comentários
Assista ao vídeo