Viver - Mundo Pet

Os cuidados com a alimentação de cães e gatos durante a pandemia

1 de Julho de 2020

Em tempos de quarentena, cães e gatos têm sofrido com a balança. E com o isolamento social e a falta de acompanhamento, distúrbios alimentares tornaram-se realidade para muitos pets e uma preocupação a mais para seus donos.

- Com o retorno do atendimento nas clínicas, alguns pacientes com aproximadamente 7,5kg engordaram em média 300g. Isso seria equivalente a uma pessoa de 75kg, chegar na casa dos 80 kg. Tudo isso pode estar associado à redução ou suspensão das caminhadas diárias e ao maior tempo de confinamento com os tutores, que, por sua vez, excederam nas refeições e nos petiscos - explica a veterinária Angélica Vargas, da unidade da rede Clinicão Veterinária no bairro da Lapa, em São Paulo.

Outro fator que, segundo ela, pode facilitar o ganho de peso em casa é a ansiedade. Isso porque a mudança da rotina pode elevar alguns hormônios do estresse, aumentando o apetite e consequentemente os pedidos por comida.

Para que os pets não engordem muito nesse período de quarentena, algumas estratégias no dia a dia podem fazer toda a diferença. “Se o seu cão ou gatinho é muito ansioso na hora da refeição e esvazia o potinho em segundos, a dica é usar comedouros interativos, pois possuem elevações que os farão regular mais a ingestão do alimento. Saber qual a quantidade diária de calorias que seu pet pode ingerir é essencial para não exceder o quanto ele pode comer. Além disso, permite calcular, dentro desse total, o que pode ser em petiscos, por isso é importante a visita ao veterinário para que sejam feitos os ajustes dietéticos”, ressalta a médica.

Dica de petisco prático, leve e saudável

Se o seu cão ou gato, contudo, é muito pidão, a dica é oferecer um petisco saudável e pouco calórico. Uma opção é o chuchu cozido e temperadinho com um fio de azeite e uma pitada de sal. Esse vegetal é rico em fibras e vitamina C. Para completar, é leve: 100 g possuem apenas 17 kcal. Outros alimentos também podem ser incluídos em poucas quantidades, por exemplo: cenouras, pedacinhos de maçã sem as sementes, tirinhas de pepinos, biscoitinhos naturais e integrais. Mas para que isso seja oferecido de forma adequada e individualizada, é importante consultar o médico veterinário.

Sobre a Clinicão

Com 27 anos no mercado, a Clinicão é a primeira franquia de serviços veterinários do Brasil. Comandada pela carioca Monique Silva, veterinária com MBA em Gestão Empresarial e Economia, a empresa foi responsável por inovações no setor, gerando tendências no atendimento aos pets e na gestão e suporte a franqueados da área médica. A rede possui unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Mais informações em www.clinicao.com.br

Comentários
Assista ao vídeo