Cultura -

Comunicado à imprensa

24 de Junho de 2020

Diante de comunicado emitido nesta segunda-feira (22/6) pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, e publicado no portal oficial da Prefeitura, às 18h28, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oficializa que a Fil – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, prevista para ser realizada entre os dias 11 e 20 de setembro, não acontecerá no período, tendo em vista o atual cenário da pandemia de Coronavírus (covid-19).

A diretoria da Fundação do Livro e Leitura esclarece que tomou, na noite desta segunda-feira, conhecimento da declaração do Prefeito Antonio Duarte Nogueira sobre a suspensão da realização da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto neste ano de 2020. Entretanto, a instituição ressalta que essa decisão vinha se delineando deste o dia 10 de junho, quando foi realizada uma reunião entre organizadores da Feira do Livro e  a Prefeitura local e, só não tinha oficializado ainda a decisão, pois a diretoria havia optado pela estratégia de informar cada parceiro do evento, de forma individualizada, bem como apoiadores, patrocinadores, toda equipe de trabalho e diversos segmentos da sociedade envolvidos na montagem do evento, como universidades e instituições parceiras, antes de comunicar a população como um todo.

Os organizadores já haviam agendado o anúncio à cidade no dia 7 de julho, que seria feito de forma conjunta com parceiros, em uma coletiva de imprensa via aplicativo Zoom. Essa decisão vinha sendo avaliado de forma bastante criteriosa, levando-se em consideração os números da doença em nosso país e os decretos das autoridades oficiais, tendo em visto que, mesmo neste momento, ainda é difícil afirmar com segurança os desdobramentos da doença até setembro em Ribeirão Preto. Por isso, a equipe da Fundação havia feito diversas reuniões internas para definir tratativas para a melhor definição para a sociedade ribeirão-pretana e o público da Feira.

Desde o dia 10 de junho, a diretoria da instituição e seu Núcleo de Programação já estão  montando uma nova ação que, acontecerá em setembro, em meio digital, estritamente para comemorar os 20 anos da Feira, que de qualquer forma, seriam celebrados na Feira Internacional do Livro presencial, mas antecipa que esta operação não será uma versão digital da FIL, como foi sugerido no comunicado da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e sim uma ação paralela de cunho comemorativo. Até o presente momento, não houve tempo de finalização desta programação, o que também confere um dos motivos da Fundação do Livro e Leitura ainda não ter feito o anúncio oficial da remarcação da Feira Internacional do Livro para o próximo ano. A nova data da edição de 2021, está em definição e também será comunicada no momento oportuno.

A diretoria da Fundação do Livro e Leitura lamenta a necessidade de adiar a 20ª edição, justamente num ano histórico e, num momento em que a Feira do Livro atingiria sua primeira versão internacional, mas declara que a decisão é de suma importância para garantir a saúde da população e contribuir para a contenção da doença em nosso país.

Início da pandemia

A Fundação do Livro e Leitura informou o adiamento da Feira Internacional do Livro para setembro, imediatamente logo após o primeiro decreto estadual para a quarentena,  publicado em 13 de março e seguia também sua análise para a tomada decisão final, levando-se em consideração o decreto municipal de 10 de junho, que tem vigência indeterminada.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Em 2020, a Feira entra na 20ª edição, torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.