Viver - Saúde

Dra Gabriela Dalrosso fala sobre os Cuidados com a saúde bucal em tempos de Coronavirus

18 de Maio de 2020

Em meio a pandemia do Vírus Covid-19 é fundamental a preocupação com a higiene pessoal, principalmente lavar bem as mãos. Mas para mantermos o corpo saudável, também é importante cuidarmos da boa higiene bucal, já que a boca é uma das portas de entrada do novo coronavírus.

A doença bucal, além de ser prejudicial para todo o corpo, pode agravar os sintomas de um indivíduo infectado pelo coronavírus. Uma boa higienização da boca pode evitar que a doença evolua e cause problemas pulmonares, uma das principais complicações do Covid-19.

Foto: Dra. Gabriela Dalrosso
 

O que devemos fazer para melhorar a saúde bucal frente à pandemia do Coronavírus?

A Dra Gabriela dá algumas dicas fáceis e caseiras que você pode adaptar ao seu cotidiano.

 “-é muito importante higienizar bem as mãos antes de começar a higiene bucal;

-ao escovar os dentes, não esqueça de limpar a língua, céu da boca e bochechas, principalmente após as refeições.

-higienizar bem os dentes molares, mais próximos da garganta;

-é indicado usar fio dental e enxaguante bucal com flúor todos os dias, especialmente à noite;

-a escova dental deve ser trocada a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem deformadas;

-é importante fazer a troca da escova e limpador de língua se você estiver se recuperando de qualquer tipo de gripe, resfriado, dor de garganta, faringite ou amigdalite, mesmo que a escova seja nova deve ser substituída;

-cuidar a higiene da escova dental e higienizadores de língua. Eles devem ser mantidos em um copo imersos em solução com água e enxaguante bucal quando não estiver em uso, para evitar reinfecções;

-você deve procurar atendimento odontológico caso note alguma alteração bucal, pois postergar o tratamento pode gerar outros problemas;

-é importante não dividir a escova dental com ninguém, nem mesmo com familiares;

-você deve lembrar de usar a etiqueta da tosse, cobrindo a boca com o braço quando for tossir ou espirrar. Evite cobrir a boca com a mão”.

A Dra também ressalta que:

“Manter os dentes limpos, sem restos de alimentos e a boca saudável mantém o pH bucal estável. A má higiene altera o pH salivar gerando um meio ácido propício para proliferação de vírus e bactérias.

Durante esse período de pandemia essas medidas de higiene bucal devem ser adotadas. Porém, é um hábito que devemos manter por toda vida, já que estamos suscetíveis a infecções por outros vírus.”

Quer saber mais dicas da Dra Gabriela visite a página do instagram @dra.gabrieladalrosso e confira!

Comentários
Assista ao vídeo