Business -

Ford entrega o primeiro lote de 35.000 máscaras produzidas na fábrica de Camaçari

14 de Maio de 2020

A Ford realizou a entrega do primeiro lote de máscaras de proteção facial produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia, para equipar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. O lote é composto de 35.000 unidades, doadas às Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Dias D’Ávila e Salvador e à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – veja o vídeo.

No início de abril, a empresa anunciou o plano de adaptar as suas instalações da América do Sul para a produção de máscaras de proteção, que foi executado em tempo recorde. A meta inicial, de produzir 50.000 máscaras, foi ampliada para 110.000 por meio de uma parceria firmada com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o SENAI Cimatec.

Além das localidades já mencionadas, o estado de São Paulo e os municípios de Simões Filho (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) também figuram entre os próximos no Brasil a receber a doação dos equipamentos, por intermédio de seus órgãos públicos de saúde.

“Quero agradecer a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para a realização desse importante projeto, somando forças para enfrentarmos esse momento de grande dificuldade para toda a sociedade”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “A doação de máscaras é uma forma de proteger os profissionais que estão se arriscando na linha de frente para ajudar os pacientes afetados por essa terrível doença. Com essa ação, reafirmamos o nosso compromisso de colocar a saúde e a segurança das pessoas em primeiro lugar.”

“Neste momento de crise, as instituições precisam somar esforços e uma das prioridades é oferecer mais segurança para aqueles que estão diretamente em contato com a doença nos hospitais, e é isso que estamos buscando ao fazer esse investimento. Essa é uma parceria muito valiosa, com um objetivo social muito importante”, diz José Luis Gordon, diretor de planejamento e gestão da EMBRAPII.

 

Linha de produção

A experiência da Ford em projetos, cadeia de suprimentos, manufatura e logística foi essencial para que a linha de produção de máscaras de proteção pudesse começar a operar em tempo recorde. As máscaras são fabricadas com lâmina de acetato, espuma e elástico, em oito linhas de montagem com aproximadamente 20 operadores e engenheiros, que se disponibilizaram a participar do processo como voluntários. Nesse trabalho, além da observação das regras de distanciamento social, são seguidos protocolos rígidos de proteção e constante higienização pessoal e desinfecção do ambiente.

“A capacidade total de produção é de 8.000 unidades por dia, ou seja, a cada 15 segundos nós temos uma máscara pronta para ser entregue aos nossos guerreiros que estão na linha de frente do combate do coronavírus”, diz Marcus Topázio, supervisor da Montagem Final da Ford, líder dos times de produção no projeto. “A Ford tem como pilares cuidar das pessoas e garantir a segurança de todos. Por isso, diante de uma situação como essa ela e seus colaboradores não poderiam ficar de fora.”

Comentários
Assista ao vídeo