Cultura - Viagem

Hotel Serra da Estrela comemora 16 anos com festival on-line que abraça causa ambiental e animal

12 de Maio de 2020

A live do "Festival Serra Em Casa", que proporcionou conhecimento e troca de experiência com assuntos que impactam a humanidade e a natureza, já pode ser conferida no canal do YouTube do Serra da Estrela

No final de abril, foi realizado o “Festival Serra em Casa” para comemorar o aniversário de 16 anos do hotel Serra da Estrela. Com a presença de influenciadores digitais engajados na causa animal e ambiental, o evento serviu para aprimorar e levar conhecimento ao público, com conteúdos voltados à qualidade de vida, bem-estar, alimentação, arte e negócios em tempos de pandemia.

O Serra da Estrela é um hotel que se encaminha para o vegetarianismo e segue os princípios de proporcionar um ambiente livre de sofrimento animal e que apoia causas que podem impactar a vida da natureza e dos seres humanos.

O evento teve duração de aproximadamente quatro horas, dividido em cinco temas, para representar todos os momentos do dia, enquanto as pessoas conectadas estavam em casa aproveitando e interagindo com a live.

Ivan Di Simone, do canal Vegflix abriu o Festival apresentando a programação ao público e conversando com o ator e influenciador Rodrigo Dorado, que leu o manifesto do hotel, para que todos presentes pudessem conectar-se aos valores que o festival propunha e que já é uma prática diária no Serra da Estrela.

“Dizem que o ser humano só aprende uma lição quando sofre. Mas será mesmo que precisa ser assim? Parece que ainda não entendemos: a natureza vai continuar existindo, nós quem estamos em risco de desaparecer. Somos resultado de mais de quatro bilhões de anos de evolução e precisamos, urgentemente, começar a agir de acordo.” Trecho do Manifesto Serra da Estrela.

Denise Bernardino, diretora do Serra da Estrela foi a segunda convidada a dar boas-vindas ao público presente, contando a tradição e história do hotel, que apesar de ter 16 anos, tem suas raízes há mais de 70 anos em Campos do Jordão, com a chegada de seus avós na região. Além disso, contou o fato emocionante que impactou seu estilo de vida e da sua família e que fez com que o Alquimia, restaurante do Serra da Estrela, se encaminhasse para o vegetarianismo e que ela fosse engajada nessa causa.

“‘Mamãe, de onde vem a carne?’ Foi a pergunta do meu filho do meio, com apenas quatro anos de idade. Isso me sensibilizou e me fez pesquisar e repensar sobre nossos hábitos alimentares; tratamento dos animais no setor pecuário; impactos ambientais; os benefícios dessa base alimentar para saúde. E três meses depois, todos se tornaram veganos em casa, e comecei a encaminhar o hotel e o restaurante para o vegetarianismo, para receber tão bem o público que já abraça esses princípios, e não tinham tantas opções no cardápio, mas, principalmente, para quem não tem conhecimento de que uma alimentação com dieta vegetariana e vegana pode ser tão rica, nutritiva e saborosa e, assim, atingir o público de forma consciente”, conta Denise.

Após essa história impactante e que precisava ser comemorada dessa forma, compartilhando conhecimento, o evento seguiu para um bate-papo com Ale Luglio falando sobre nutrição e como adaptou seu consultório colocando seus valores em prática. Ale também tirou dúvidas dos internautas falando sobre mitos e verdades da nutrição vegana.

Na sequência, Carol Mussi, conduziu a cozinha com uma receita de um bolo de banana vegano, em comemoração ao aniversário do hotel.

Para equilibrar o dia, o Festival contou com o casal “Os Lossios” deixando uma mensagem de paz e esperança ao som de “Dias Melhores – Jota Quest” e falando sobre como a arte e a música impacta a vida social e pessoal, compartilhando esperança e alegria em festivais como este e também como a arte age de forma terapêutica.

O auge do evento ficou por conta da participação da jornalista Juliana Goes, que falou de conexão e consciência por meio da meditação, e guiou uma prática de cinco minutos on-line, permitindo que quem estivesse em casa tivesse essa sensação e entendesse como um tempinho dedicado a nós mesmos, todos os dias, pode tornar tudo mais leve. Sendo ainda mais necessário nesses últimos tempos, visando o bem-estar e a qualidade de vida.

E o evento encerrou com reflexão e festa! Ricardo Laurino conduziu um bate-papo com a Carol Calliman, do Pop Vegan, e depois com o Lucas Alvarenga, da Mercy For Animals. Reflexão – “Olhar para o futuro: o veganismo como um ‘bom negócio’”, foi o tema que encerrou o evento.

E para fechar a comemoração teve presente para os participantes, um sorteio de uma estadia no hotel com direito a acompanhante.

O evento, em comemoração aos 16 anos do hotel, reuniu personalidades como Juliana Goes, Rodrigo Dorado, Ale Luglio, Carol Mussi, Thais e Guilherme Lossio, do canal “Os Lossios”; Carol Calimann, do Pop Vegan Food e Lucas Alvarenga do Mercy For Animals, e contou com o apoio dos influenciadores Vegflix: Ivan Di Simoni, Carol Vida Vegan, Larissa Maluf, Renata Cortella e Ricardo Laurino, da Sociedade Vegetariana Brasileira, que foram os anfitriões do hotel para conduzir o bate-papo on-line, que abordou temas como causa animal e ambiental e refletiu sobre nosso papel diante da situação em que o mundo se encontra.

Manifesto

O mundo não será mais o mesmo. E por que isso é bom?

“Não, as coisas não vão voltar ao normal quando isso tudo passar. Na verdade, pode até ser que voltem, mas temos motivos de sobra para não querer que isso aconteça.

Nas últimas décadas, propusemos modos um tanto equivocados de entender o que é progresso e hoje vemos uma sociedade que firmou seus alicerces na ganância, no desperdício, no egoísmo e na crueldade.

Se iniciamos o milênio com a necessidade de traçar metas que atendam a urgência em cuidar de nós e do nosso meio, vinte anos depois nos encontramos obrigados a olhar para essas questões complexas sob a ameaça de um mal que beira o subjetivo, mas também que se mostra assustadoramente palpável. 

E nunca foi tão claro que precisamos agir e que precisamos ser rápidos. Por mais que sejam tempos difíceis, vemos como uma ótima oportunidade de repensar e reescrever futuros melhores, afinal, seria um tanto ingênuo achar que as coisas vão simplesmente mudar e pronto. Um organismo que pode nos matar, está também nos oferecendo a valiosa oportunidade de continuar existindo.

Em meio a tantas incertezas, temos um fato: o que estamos vivendo é resultado direto da degradação do meio ambiente. Epidemias provenientes de zoonoses não são novidade e serão cada vez mais intensas e frequentes se continuarmos nesse ritmo de consumo desenfreado, irresponsável e egoísta, que ignora tantas vidas que ainda precisam ser sacrificadas por vivermos a ilusão de que precisamos nos alimentar de morte.

Acreditamos em um mundo compartilhado, sustentável, empático e sem sofrimento animal. Para tornar realidade o mundo que queremos, precisamos começar já! O isolamento nos leva a reflexões importantes e nos obriga a experimentar novas formas de consumir. A desaceleração industrial está reduzindo as emissões de carbono na atmosfera, e a desaceleração mental está nos fazendo perceber o quão importante é olhar para o nosso interior e para quem está ao nosso redor.

Nosso aniversário é comemorado em abril e embora não seja o melhor momento para festas, somos muito gratos em poder fazer parte dessa revolução e de poder celebrar 16 anos de história em um momento tão valioso e oportuno. Vale lembrar que quando tudo isso passar, vamos estar de braços abertos para dar aquele abraço que vem fazendo muita falta!

Dizem que o ser humano só aprende uma lição quando sofre. Mas será mesmo que precisa ser assim? Parece que ainda não entendemos: a natureza vai continuar existindo, nós quem estamos em risco de desaparecer. Somos resultado de mais de 4 bilhões de anos de evolução e precisamos, urgentemente, começar a agir de acordo.

Vamos juntos nessa missão?”

Sobre o Hotel Serra da Estrela

Localizado no coração do centro turístico Vila Capivari, em Campos do Jordão, o Hotel Serra da Estrela é sinônimo de qualidade de vida e tranquilidade. Concebido e construído para receber com muito conforto seus hóspedes, o Hotel com conta com a cozinha referência em alimentação saudável do restaurante Alquimia.

Sobre o Restaurante Alquimia

O Restaurante Alquimia do “Hotel Serra da Estrela”, apresenta opções criativas e saudáveis elaboradas pelo chef e sua equipe. O cardápio destaca a culinária vegetariana, comprometida com o meio ambiente e sua qualidade de vida sem perder o sabor.

Comentários
Assista ao vídeo