Notícias -

Combatendo o Contágio do COVID-19: Aplicativo indica locais de aglomeração de pessoas

12 de Maio de 2020

Ferramenta pode ajudar no combate ao Covid-19

Ascom/UFAL

Em tempos de distanciamento social, uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde é evitar aglomerações. E para que funcione melhor, cada um pode fazer sua parte sendo fiscal da eficácia dessa orientação. Foi pensando nisso que um professor do Instituto de Computação (IC) da Ufal teve a ideia de criar um aplicativo de celular para que as pessoas cadastrem e visualizem onde existem locais com mais de três pessoas nas ruas.

Márcio Ribeiro, do Laboratório de Engenharia e Sistemas (EASY), explica que o app tem funcionalidade análoga ao Waze, aplicativo que gera informações sobre o trânsito. O Covid Aglomerações utiliza a geolocalização do usuário para validar os dados cadastrados, ou seja, uma pessoa só pode sinalizar uma aglomeração num raio de até 1,5 quilômetro de onde se encontra. Ao cadastrar uma aglomeração em uma determinada localidade, essa informação fica visível no mapa para os outros usuários do aplicativo, que identificam o tamanho do grupo pela cor.

“Se uma aglomeração contém de três a dez pessoas, o local do mapa aparece na cor amarela; entre 11 e 50 pessoas, aparece a cor laranja; e acima de 50 pessoas, a cor vermelha”, destaca Márcio, que ainda acrescenta: ”O aplicativo permite também cadastrar se as pessoas estão usando máscara e se estão respeitando o distanciamento entre elas."

Um dos desafios apontados por Ribeiro é a confiabilidade das informações registradas pelos voluntários. “O maior desafio será conter as aglomerações cadastradas de forma não verídica. Por exemplo, uma pessoa pode cadastrar uma aglomeração que não existe. Para tanto, a gente conta com o apoio de outras pessoas para apagarem usando o nosso próprio aplicativo”, explicou, destacando que o laboratório já está buscando parcerias com o Ministério da Saúde para disponibilizar essa tecnologia no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Márcio destaca ainda que o aplicativo já está sendo utilizado em várias cidades alagoanas, a exemplo de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Murici, Piranhas, além de Maceió e região metropolitana. Márcio destaca ainda que dezenas de aglomerações são registradas diariamente.

O aplicativo também já rompeu as barreiras do Estado, já que várias aglomerações foram registradas em Pernambuco e uma em São Paulo.

Quem se interessar em ser um agente colaborativo para identificar onde as pessoas estão descumprindo as orientações dos órgãos de saúde, o aplicativo Covid Aglomerações já está funcionando na plataforma Android. É possível fazer o download pelo site do laboratório Easy (www.ic.ufal.br/easy).

O aplicativo está disponível na Play Store do Google e em breve estará presente também na App Store, em sua versão para iOS.

“O laboratório EASY já tem histórico de trabalhos para ajudar a sociedade, como o aplicativo que implementamos para o combate à Zika em parceria com a secretaria de saúde. Nos sentimos felizes em entregar para a sociedade um aplicativo que pode ajudar as pessoas nesse momento tão difícil em que vivemos”, ressaltou Márcio. O laboratório também disponibiliza um site para o acompanhamento das aglomerações em tempo real (aglomeracoes.org), com o cálculo de várias estatísticas.

Comentários
Assista ao vídeo