Colaboradores - Murilo Ribeiro

O retorno para o Brasil em meio à pandemia

7 de Maio de 2020

Devido à pandemia do coronavírus, a maioria das empresas aéreas cortaram rotas para o Brasil vindo dos EUA.

O retorno para o Brasil em meio a essa pandemia gerou muito transtorno para quem estava com a volta agendada. Várias companhias aéreas cancelaram os seus voos, algumas propondo o estorno do valor pago pela passagem e ou a remarcação para uma data estipulada pela própria companhia.

A companhia aérea Azul continuava com voos aos sábados saindo do Aeroporto de Orlando com destino ao Aeroporto de Viracopos em Campinas, com uma mudança a partir do dia 6 de maio, os voos passarão a ser às quintas-feiras.

Ao chegar à área de embarque do aeroporto de Orlando, a visão é bem diferente da que estávamos acostumados a ver antes da pandemia.

Entrando no aeroporto para fazer o check-in no balcão da companhia aérea, despachar as malas e pegar seu cartão de embarque o que se observa é uma área vazia.

Conhecido por ter o hotel Hyatt Regency e local onde o passageiro se dirige para o portão de embarque correspondente ao seu voo o saguão principal do aeroporto de Orlando estava completamente vazio. Vale ressaltar que entre novembro de 2018 a outubro de 2019 foi registrado uma movimentação de 50,1 milhões de passageiros no aeroporto.

Após passar pelo agente de controle e pela revista o passageiro é liberado e deve pegar o monorail com direção à área de embarque. Para garantir maior controle de higienização o passageiro é orientado quanto ao uso de álcool em gel antes do acesso ao monorail, para isso foi colocado totens com álcool em gel em pontos estratégicos.

 

No hall dos portões de embarque todas as lojas, lanchonetes e restaurantes estão fechadas.

Os corredores dos portões de embarque vazios e sem movimentação.

No portão de embarque com destino ao Brasil a movimentação é grande, com cerca de 330 passageiros. Alguns passageiros estão vindos de escalas das cidades de Boston, Chicago e até de Nova Iorque.

O medo e o alto índice de desemprego no EUA fez com que muitos imigrantes retornassem para passar essa pandemia perto da família.

Todos os funcionários da companhia aérea estavam fazendo o uso de máscaras e luvas e todos os passageiros foram orientados a fazer o uso de máscara durante o voo e isso foi respeitado.  A chegada ao Aeroporto de Viracopos em Campinas foi tranquila e o desembarque rápido.

As empresas aéreas estão aguardando uma melhor definição do cenário mundial quanto a pandemia para retornarem suas operações gradualmente.

Comentários
Assista ao vídeo