Cultura - Educação

O Futuro do mercado de trabalho

27 de Abril de 2020

Esse é o momento de adaptações e preparo profissionais

Especialistas em recursos humanos, economia, ciências sociais e educação com visões diferenciadas sobre o momento global vivenciado pelo mundo devido ao isolamento social, concordam em suas declarações em um ponto: o pós pandemia exigirá adaptações para retomada da normalidade.

Jovens ou veteranos que estão motivados a ingressar no mercado de trabalho buscando uma oportunidade nas organizações, trabalhadores que estão empregados e que tem atribuições nas empresas, ou ainda  empreendedores e empresários que enfrentaram o desafio de remodelar seus projetos e negócios passam por um momento de dúvida de como será o mercado de trabalho após o coronavírus.

Seja em formato home Office, delivery ou até mesmo no formato tradicional, parte da população entende que as sequelas da pandemia e do período de quarentena exigirá novos hábitos e comportamentos do empresariado e do cidadão comum.

Aprimorar aptidões e habilidades, exercitar a concentração e foco, ser um profissional diferenciado para organizações e, promover soluções criativas e negócios que atendam as novas necessidades para que o indivíduo enfrente o retorno de sua rotina com mais segurança.

A sugestão da psicóloga organizacional e educadora de empreendedorismo, Wanessa de Oliveira Laschi é: " Não deixe o tempo em casa ser desperdiçado. Buscar conteúdos que promovam novos conhecimentos, criar novos hábitos e tirar projetos do papel e ideias da mente com estratégia de ter uma renda extra ou se tornar um empregado essencial para a sua empresa é a melhor escolha para este momento onde já conseguimos prever uma nova fase pós COVID-19 com a abertura gradativa do comércio e fim das restrições mais rígidas decretadas pelos governantes", comenta.

A jovem de 17 anos, Yasmim de Faria, estudante universitária de administração foi em busca de uma oportunidade de estágio antes da quarentena, fez inúmeras entrevistas e estava perto de conquistar uma vaga no mercado de trabalho na região do Vale do Paraíba. Com as restrições das atividades presenciais em algumas empresas, e mesmo já sendo aprovada, viu seu sonho ter que esperar mais um pouco, e foi na quarentena que ela enxergou uma oportunidade de se preparar ainda mais profissionalmente para que o empregador não perca interesse na sua contratação." Estou fazendo curso de mentoria on-line em desenvolvimento humano, estudando muitos conteúdos relacionados as minhas habilidades pela internet e me preparando para o momento da volta. E quem sabe posso pensar em empreender no ramo de Recursos Humanos que é uma das áreas que tenho me identificado.", relata a jovem.

"É importante de todos percebam que os indivíduos que pertencem a geração Nativo Digital nascida após 1990 tem uma vantagem. Estão sempre em busca de novos conhecimentos e se adaptam mais facilmente as mudanças. Grande parte das empresas contam com esse profissional no seu quadro de funcionários, e além disso, muitos destes jovens não estão inseridos no mercado de trabalho buscando uma posição ou tendo ideias para ter uma renda extra. Então a dica para essa época de isolamento é focar em projetos de desenvolvimento humano e tornar essencial no mercado de trabalho. Vale a pena investir em Cursos on-line, conteúdos grátis e muitos temas que ajude na promoção da sua capacitação.", conclui Wanessa Laschi.       

INSTAGRAM: @TEENAGERSWAY_ CONTATO: WANESSA DE OLIVEIRA LASCHI TEL: 55 12 98851.9326

Comentários
Assista ao vídeo