Viver - Saúde

Instituto Laura Moura Martins inova sua atuação com cursos on-line para profissionais da saúde

24 de Abril de 2020

Primeira capacitação proposta pela instituição tratará sobre Estresse e Sistema Imunológico; alunos receberão certificação

O Instituto Laura Moura Martins, escola que tornou referência no país na área de Odontologia, está ingressando na era digital com a aberta de cursos livres de atualização on-line, coaching de treinamentos, critérios de diagnóstico e planejamento de casos clínicos.

Nas próximas semanas já estará disponível um curso abordando o metabolismo, sob o tema Estresse e Sistema Imunológico.  “Uma abordagem muito atual, de fundamental importância para todos os profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, biomédicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, embasada cientificamente e com todo material teórico indexado”, explicou a especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia e Tratamento da Dor e Harmonização Orofacial, Laura Moura Martins, fundadora do instituto.

O objetivo da capacitação é orientar o profissional como o estresse altera hormônios, desequilibrando sistema imunológico, endócrino ou ambos, o que influencia diretamente na resposta terapêutica.

De fundamental importância para épocas de pandemias, como a do novo coronavírus, o curso também abordará sobre estresse agudo e crônico, causas do estresse, resposta neuroendócrina e metabólica do estresse, sistema límbico e função psíquica, interações entre o sistema nervoso, imunológico e endócrino, como o estresse pode aumentar a susceptibilidade  às doenças auto-imunes e  alergias, fases do estresse, consequências do estresse no organismo, fadiga adrenal, estresse e depressão, variações na adaptação do estresse, como lidar com o estresse e neurogênese X depressão.

Mudanças

O tema do curso, bem como a mudança no projeto educacional e a transformação do Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Odontologia (Cepreno) em Instituto Laura Moura Martins tem relação com o momento de mudanças e adaptações vivido em todo o País.

“Todos os dias, bilhões de pessoas ao redor do mundo seguiam suas rotinas, sem se perguntar qual é o propósito de suas vidas. De repente, tudo pára no mundo e nos deparamos com a grande fragilidade humana. Despertamos assustados, impotentes e isolados! E vivendo todas essas emoções me remeti a uma reflexão: os dons e talentos que a pessoa tem a oferecer está em consonância com o propósito maior da existência, que é coletivo e único”, explicou Laura.

Segundo ela, a teoria da mudança geracional relata que a história se move em estações. Entre ciclos de nascimento, crescimento, declínio e renovação, a história oscila entre as estações do despertar e do desenrolar. “Essas estações são pontuadas por períodos de crise que acabam por levar a novas ordens sociais. A vida tem propósito, significado e sentido que é revelado na medida que se move nestas direções, tentando descobrir qual é a razão maior da sua existência”, concluiu a especialista.

Comentários
Assista ao vídeo