Colaboradores - Thiago Michelasi

Como empreender na área médica? Dr. Lucas Penchel aponta o que deve ser feito

13 de Abril de 2020

O crescimento das clínicas populares e o cenário de crise econômica ainda latente no país, fazem com que se torne cada vez mais necessário empreender e se destacar em qualquer área de atuação. As capacidades de liderança, gestão e inovação, que são objetivos comuns a prática empreendedora, hoje não são só de grande importância para a área empresarial, mas também ao âmbito médico.

Por muito tempo, se acreditou que seria impossível empreender no setor da saúde, pois a formação de seus profissionais sempre privilegiou o aspecto assistencial, terapêutico e científico da ocupação. No entanto, atualmente para se diferenciar e produzir ganhos notáveis ou resultados que ultrapassem a média de mercado, uma clínica, hospital ou profissional autônomo, além de oferecer um bom trabalho, também deve dispor de um modelo de gestão empresarial estratégico e organizado. Ainda é essencial apostar em atitudes criativas e simples que otimizem suas rotinas laborais e melhorem as experiências de seus pacientes com os atendimentos oferecidos.

Um case de sucesso de empreendedorismo no setor da saúde em Minas Gerais é o do médico generalista, mestre em medicina e estudante de nutrição, Lucas Penchel, que também atua como diretor da Clínica Penchel localizada no bairro Mangabeiras.

A partir de 2014, o médico começou a dar plantões pelo SUS, em condições limitadas, e realizar seus primeiros atendimentos em uma sala de consultório de cerca de 20m², sem banheiro, televisão ou recepcionista. “O valor de minhas consultas com retorno era de somente 150 reais. O início de tudo foi muito complicado e precário, mas é algo que costuma acontecer com qualquer empreendedor. Naquela época, a minha agenda não ficava tão cheia e eu não tinha nenhuma experiência quanto a gestão das áreas contábeis, jurídicas e de relacionamento com o cliente. Com o passar dos anos, comecei a entender as estruturas e a relevância destes campos e assim tudo foi se ajeitando. Desta forma, compreendi e coloquei em prática a ideia de que todo o lucro deveria ser investido no desenvolvimento da clínica”, conta.

Após 4 anos, o consultório de Lucas ganhou grandes proporções, chegando a ocupar um andar inteiro e desse modo foi criada a Clínica Penchel. Agora ela ocupa um edifício de três andares, com aproximadamente 1100m², sendo dois voltados a área médica e um a estética. “Lá nós contamos com 38 profissionais, que oferecem os serviços de nutrição esportiva, nutrição materno-infantil, ginecologia, estética, biomedicina, fisioterapia, odontologia e cirurgia plástica,. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, o espaço já possui departamentos direcionados aos domínios jurídico, contábil e administrativo. O aumento da qualidade e variedade de nosso suporte clínico, nos permitiu multiplicar o valor de nossas consultas em mais de seis vezes”, ressalta.

De acordo com Lucas Penchel, para empreender na área médica e se sobressair no mercado, além de ser comprometido, determinado, visionário, dinâmico, dedicado e organizado, o profissional acima de tudo deve ser inovador, gostar de sua área de atuação, ter espírito de liderança, saber identificar oportunidades, estabelecer metas e assumir riscos. “Ainda é indispensável ser bem relacionado, ter um bom networking, estudar bastante e sempre estar atualizado quanto ao seu campo de trabalho. Fazer um bom planejamento estrutural, financeiro e funcional, realizar o correto gerenciamento da empresa, oferecer serviços exclusivos e investir em um marketing bem direcionado, também são ações essenciais”, recomenda.

Lucas adotou em sua clínica um programa que otimiza os atendimentos e contatos com os pacientes, o Chatbot. Ele conta que utiliza insigth de empresas de sucesso de outras áreas do mercado, para aprimorar o atendimento de sua clínica. "Nosso foco é a qualidade do serviço. Buscamos todos os dias criar um padrão de excelência para proporcionar a melhor experiência possível para os pacientes", diz. O crescimento esperado para a Clínica Penchel é de 18% ao mês, sendo que, baseado em estudos, é possível que triplique nos próximos 18 meses.

Segundo Penchel, tais atitudes podem garantir uma rotina interna bem organizada, um atendimento de qualidade e um setor financeiro equilibrado. “O mercado de medicina possui regras rigorosas, como a sua própria regulamentação, mas quando temos o profundo conhecimento sobre estas normas e seguimos os princípios éticos da profissão, é possível em bem pouco tempo, notar o progresso do empreendimento e ter excelentes rendimentos”, conclui.

Saiba mais sobre Dr. Lucas Penchel através do Instagram: instagram.com/drlucaspenchel

Comentários
Assista ao vídeo