Cultura - Educação

Quanto vale uma empresa?

28 de Março de 2020

Escritor Fernando Dias Cabral levanta discussão sobre o Fair Value com literatura prática e focada na realidade brasileira

Cases como Pasadena e Petrobrás, Pão de Açúcar e Casino, GPA e Casas Bahia são apresentados pelo avaliador de empresas Fernando Dias Cabral para revelar a face problemática e complexa das transações que envolvem compra e venda de empresas no Brasil. Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value indica, já no título, o abismo entre teoria e prática no mundo das fusões e aquisições.

Apoiado na literatura clássica e em conhecimentos práticos, o autor demonstra que a avaliação de empresas está longe de ser uma ciência exata. Envolve não somente números, mas senso crítico, conhecimento multidisciplinar, relações sociais, sem contar fatores exógenos, como mudanças de ordem tributária, instabilidade econômica e política.

Seja qual for o tamanho da transação, por trás dela existe sempre a relação humana. E, quando tratamos de relações humanas, tudo pode acontecer. Em Funções e Aquisições, torna-se ainda mais evidente, porque as mudanças são muitas e o capital envolvido é significativo. (Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value, p. 63)

A obra é dividida em três partes, começando pelas metodologis clássicas de Avaliação de Empresas e suas armadilhas. Na segunda parte, são abordadas as etapas do processo de compra e venda das corporações. E, por fim, os caminhos alternativos mais utilizados em Fusões e Aquisições e a realidade do mercado nacional compõem a terceira parte do livro. 

De forma objetiva, o especialista em Controladoria e Finanças Fernando Dias Cabral responde a questões, entre as quais: por que o valuation das empresas estão superavaliados? Quais são as armadilhas e os cuidados que deve ter? Mudanças de regime tributário fazem diferença no valor do negócio? Como proceder com o caixa da empresa em caso de venda?

A importância de Avaliação de empresas reside especialmente no fato de ser um estudo de Valuation sobre a realidade brasileira, uma vez que a maioria dos livros são voltados ao mercado norte-americano e com foco em empresas de capital aberto. Um valioso recurso para avaliadores, para quem está comprando ou vendendo uma empresa, estudantes e até mesmo aspirantes nas áreas de negócios e finanças.

Ficha Técnica:
Título: Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value
Autor: Fernando Dias Cabral
ISBN: 978-65-80430-32-1
Editora: Lura Editorial
Páginas: 368
Formato: 17x24cm
Preço: R$ 130,00
Link de venda: http://bit.ly/2wfIfH1

Sinopse: Avaliação de Empresas (Valuation) é um tema muito explorado em Finanças. Todavia, o que poucas pessoas sabem é que não se trata de uma ciência exata. Normalmente, quando se pensa no valor de uma empresa, estima-se como algo preciso e inquestionável. Não só é questionável, como também é extremamente amplo o intervalo de valor de empresas no Brasil. Questões de toda ordem contribuem para essa ocorrência em nosso país. Fatores exógenos como mudanças de ordem tributária, instabilidade econômica e fatores políticos são apenas alguns exemplos. Esta obra tem como desafio convergir a teoria complexa de valuation em prática, abrindo caminho para discussões mais profundas sobre a realidade em Fusões e Aquisições. De maneira direta e peculiar, o autor revela o que acontece no mundo de Fusões e Aquisições sem entrelinhas nem censuras. Não importa de que lado você está, comprador ou vendedor, os desafios vão além do Fair Value. É preciso ter conhecimento e habilidade para fechar o melhor negócio. Não basta ter o “melhor valuation”.

Sobre o autor: Fernando Cabral é bacharel em Administração de Empresas pela UNAERP com especialização em Controladoria e Finanças pela Fundace/Fea – USP Ribeirão Preto. Também é técnico em Contabilidade pelo Senac. Como avaliador de empresas na Gordon Valuations, tem mais de cinquenta avaliações registradas desde 2007. No papel de advisor, já prestou assessoria para empresas de diversos segmentos e tamanhos. Como profundo estudioso e pesquisador das áreas de Finanças e Custos Gerenciais, publicou artigos e matérias voltados para o assunto.

Site do autor:
http://avaliacaodeempresa.com.br/

Redes Sociais:
www.facebook.com/avaliacaodeempresa.com.br
www.instagram.com/fernandodcabral
www.linkedin.com/in/fernandodcabral

Comentários
Assista ao vídeo