Informes - Canal Jurídico

Renato Borelli, uma carreira de sucesso construída com muita persistência

20 de Março de 2020

Renato Borelli é Juiz Federal na Primeira Região, Coordenador dos Cursos de Magistratura e Ministério Público e também professor de Direito Administrativo e Direito Empresarial do Gran Concurso Online. 

Renato sempre teve o sonho de ser aprovado em um concurso público. Acompanhando a trajetória profissional de seu pai, resolveu seguir o mesmo caminho e tornar-se servidor público. 

Aos 10 anos, Renato foi aprovado para o Colégio Militar de Brasília, e ali, começava a trilhar o longo percurso até alcançar o seu grande sonho profissional. Esta foi só a primeira aprovação de sua carreira. 

Já na faculdade, se encantou com a Magistratura. Alguns detalhes ao longo da faculdade e a influência positiva de seus professores, somaram ainda mais forças para ele decidir onde queria chegar em sua carreira. 

Porém, o caminho foi longo até alcançar a Magistratura. Assim que terminou a faculdade, Renato ainda atuou como advogado particular, mas percebeu que sua ansiedade não o deixava tranquilo no exercício da profissão. 

Desse modo, resolveu se aventurar em outras áreas do direito. Teve a oportunidade de atuar no Tribunal Regional da Primeira Região, trabalhou como servidor, assessorou um desembargador e um primeiro ministro do Superior Tribunal de Justiça. 

Mas a vontade de trabalhar com a Magistratura não ficou para trás. E Renato seguiu estudando e fazendo concursos públicos. A vitória veio, mas não sem dor, sofrimento e persistência.

Antes de conquistar a vaga para a magistratura, outras aprovações vieram. Ele passou para a procuradoria, defensoria pública, ministério público de contas e ministério público. Somente após 10 reprovações e 3 anos de estudos intenso, Renato finalmente realizou o sonho e foi aprovado na magistratura. 

Sobre as reprovações,ele afirma que tornou-se algo positivo em sua carreira. Ajudando a crescer como pessoa, moldou o seu caráter e o fez um profissional mais maduro.a

Comentários
Assista ao vídeo