Viver - Saúde

Vacinação Gripe - Coronavírus e Vacinas

20 de Março de 2020

A importância de manter a carteira de vacinação em dia independentemente da idade. A recomendação para o grupo de risco é ainda maior

A campanha de vacinação do governo começa dia 23/03 em todo o país e a rede particular já tem vacinas disponiveis. 

A Dr Lilian Zaboto, pediatra e especialista em vacinas na Clinica Vacin Ville tira as principais dúvidas na relação da vacina e do Coronavírus.

1) Ainda não existe vacina para o Coronavírus.

2) A  pessoa que tomar a vacina contra a gripe em 2020 estara imunizada contra os virus mais incidentes causadores da doença.
Isso facilitará o diagnóstico dos médicos, pois se o paciente foi vacinado e apresentar sintomas semelhantes a uma gripe, ele provavelmente está com a COVID 19.

As pessoas devem estar protegidas de todas as doenças, principalmente neste momento em que estamos vivendo.

3) O governo oferece a vacina da gripe Trivalente, que confere imunidade contra 3 tipos de Influenza - A H1N1 , A H3N2 e Influenza B - Brisbane  e a rede particular oferece a vacina da gripe quadrivalente  que confere imunidade a 4 tipos de Influenza sendo alem dos 3 subtipos da rede pública e mais um subtipo, O Influenza B - Yamagata . 

4) A recomendação é atualizar toda a carteira de vacinação independente da idade da pessoa, pois as pessoas devem estar com a imunidade alta aumentando a defesa contra todas as doenças e também não sobrecarregando nosso sistema de saúde.

5) Algumas pessoas tem dúvida se depois que se vacinar e mesmo assim pegar o Covid19 pode ter algum risco, a Dr Lilian esclarece que não há nenhum risco. Não há nenhuma descrição ou trabalho relacionando ao risco de vacinação e coronavírus. Apenas o risco de transmitir para outras pessoas da mesma forma que se nao tivesse se vacinado.

6) A sua imunidade aumenta com a vacinação, pois ela estimula a produção de anticorpos contra o imunobiológico ( vírus ou bactéria) presente na vacina. Então esse é um incentivo há mais pra voce colocar a carteira de vacinas em dia.

7) A vacinação para os idosos que são grupo de risco da Covid19 é algo de extrema importância. A vacina de gripe é a primeira que o idoso deve correr e tomar. Fora essa se possivel ele pode se precaver e tomar a Pneumo23 promove imunidade contra 23 tipos de bactérias denominadas Streptococo Pneumoniae, que são os maiores causadores de doenças como Otite, amigdalite, sinusite e também pneumonia bacteriana.

A pneumonia causada pelo Coronavirus, aparentemente é uma pneumonia viral, portanto não teria benefício com a vacina pneumo 23. Porém, se como evolução da doença COVID 19 ou de uma gripe por Influenza o paciente tiver uma pneumonia bacteriana ou outra doença pneumococcica eles podem sim serem beneficiados.

A vacina faz parte do Calendário de vacina do idoso da Sociedade Brasileira de Imunologia - SBIm tendo em vista que os maiores de 60 anos tem maiores chances de terem Doenças pneumococcicas como evolução de outras doenças.

A vacina é disponivel na rede privada e para pacientes do doenças cronicas e com indicações específicas ela está disponivel na rede pública com a solicitação médica.

A Dr Lilian Zaboto está disponivel caso precise falar sobre a campanha de vacinação da Gripe , vacinação em geral, e temas relacionados a pediatria.

Dra. Lilian Zaboto tem 20 anos de formação  é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tem um consultório em Alphavile é a Pediatra de filhos e netos de muitos famosos, como as netas de Silvio Santos, filhos de muitos jogadores e cantores sertanejos.

Coordenadora do Departamento de Obesidade Infantil da ABESO; e oficia Médica tenente (R2) da Força Aérea Brasileira. A pediatra é credenciada no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital São Luiz.

É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM) e tem uma clinica de vacinas em Alphavile a VacinVille.

Comentários
Assista ao vídeo