Colaboradores - Valéria Calente

Covid 19 e a Itália

16 de Março de 2020

Estive recentemente na Itália na região do Lazio (Roma e arredores), quando o Norte já estava sofrendo com inúmeros casos de Corona vírus.

Certos compromissos não podem ser adiados, e na advocacia internacional, e responsabilidade é ainda maior, em função da distância, da confiança redobrada que o cliente deposita em nós e o compromisso e reponsabilidade que assumimos, cada vez que aceitamos um caso.

Chegando ao aeroporto de Fiumicino a primeira surpresa. Poucas pessoas, sem filas na imigração. Todos, inclusive eu, fazendo uso de máscaras e luvas cirúrgicas.

Estive em Roma, na região central, para meus compromissos um único dia.

Tempo suficiente para ficar chocada com as ruas vazias, o temor, a desesperança.

Dói ver aquela terra linda e aquelas pessoas incríveis passando por este drama, já que a Itália é o país com segundo maior número de infectados.

Em compensação traz alento saber que dispõem de um sistema de saúde pública invejável, e trata-se de gente brava, raiz – não Nutella, que já passou por duas grandes guerras e ressurgiu esplendorosa, como Fenix, sendo atualmente a 8ª. maior economia no mundo.

O governo foi corajoso adotando medidas rigorosas, e a população ainda mais, aderindo, em exemplar demonstração de civilidade e cidadania.

Pude ver, já de volta ao Brasil, os vídeos da minha amiga ítalo brasileira Sheila Domingues (o diário de uma ítalo brasileira) mostrando as pessoas cantando o hino nacional nas janelas e varandas as 18:00 horas.

É de encher os olhos de lagrimas, muito lindo e emocionante. Vejam lá.

O corona vírus chegou antes de mim no Brasil, e pude sentir na pele a discriminação, embora tenha imposto a mim mesma afastamento, embora assintomática e embora não tenha estado, quando de minha ida, na então zona rossa, que hoje engloba todo o pais.

E preocupante sim, temos que nos prevenir sim, temos que fazer a nossa parte na interrupção desse ciclo. Uma pandemia sem precedentes em nossa história moderna, e que causa irá causar muitas mortes por muitos anos, no aspecto econômico.

Tudo com muita racionalidade, sem espalhar pânico, sem propagar fake news, porque isso não ajuda os milhares de pessoas dos grupos de risco.

Você neste momento é o personagem mais importante no enfrentamento da pandemia!

Transcrevo abaixo texto lindo, que minha amiga Sabrina Chagas, médica, compartilhou em suas redes sociais, de autor desconhecido, mas que eu adoraria ver identificado:

"Um único homem, uma só criatura, transmitiu um vírus que, em 102 dias (1 Dezembro 2019 - 12 Março 2020), atingiu 130.164 pessoas, matando 4.754.

Tudo começou num único homem, numa só criatura.

Mais do que qualquer outra análise que possamos fazer, este contágio galopante mostra-nos a influência que cada ser individual tem em milhares de milhões.

Um, em 102 dias, contagiou 130.164 pessoas.

Um, sozinho, fez estremecer o planeta, fechar fronteiras, monitorizar governos, segregar pessoas, amedrontar consciências, trancar portas, esvaziar esperanças.

A influência de um único homem, a consequência da ação de uma só criatura, na vida do mundo inteiro.

Eu, tu, que somos um único homem, uma só criatura, temos o poder de atingir e condicionar o comportamento de 7 mil milhões de pessoas.

É assustador.

Eu, tu, somos a borboleta que bate asas na China e causa uma tragédia no mundo inteiro.

É aterrador.

Desta vez, foi o vírus errado, o Covid19. Imagina quando for amor.

É possível."

Comentários
Assista ao vídeo