Colunistas - Rodolfo Bonventti

Final Feliz, a primeira novela de Ivani Ribeiro na Globo e no horário das 19h

13 de Março de 2020

A premiada autora de novelas Ivani Ribeiro, depois de vários sucessos nas TVs Excelsior, Tupi e Bandeirantes, chegou finalmente à TV Globo em 1982 e estreou na emissora com a bela “Final Feliz”, um dos grandes sucessos da emissora no horário das 19 horas na década de 1980.

Era a história de um usineiro que simulava a própria morte, deixando a mulher e suas duas filhas quase na miséria e os romances tumultuados que essas duas irmãs viviam. Ainda no enredo destaque para a vida modesta e muito simples de um mestre, pescador de lagostas e de um jovem que vivia em um mundo muito particular e só seu.

“Final Feliz” nos apresentava uma abertura moderna e visualmente muito bonita e original criada pelo designer Hans Donner que apresentava cenas de filmes famosos, embalada pela música tema “Flagra”, composta por Rita Lee.

As duas irmãs eram vividas por Natália do Vale e Lídia Brondi, que se envolviam com os personagens de José Wilker e Buza Ferraz. O usineiro César era interpretado por Roberto Maya e sua esposa, Maria Luiza, foi mais um brilhante desempenho de Lílian Lemmertz.

Como mestre Antonio, o pescador de lagostas, mais um trabalho premiado de Stênio Garcia, vencedor do prêmio da APCA como melhor ator do ano na televisão, que ao lado de Miriam Pires como dona Marina e Irving São Paulo como o jovem problemático Rafael viveram um núcleo importante e de destaque da história.

Com direção de Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra, a novela teve 160 capítulos e marcou também o último trabalho da veterana Elza Gomes, a brilhante trambiqueira Dona Sinhá, que morreu alguns meses depois do encerramento da novela.

Com “Final Feliz”, mais uma vez Ivani Ribeiro estreava em uma emissora levantando o horário em termos de audiência e carimbando com sucesso mais uma novela sob o seu comando.

A novela foi gravada no litoral cearense, em especial na praia de Canoa Quebrada, e com externas também tendo como cenário as belezas do Rio de Janeiro. E foi um sucesso também de vendas para países latino-americanos e europeus.

Marcou a estréia em novelas na TV Globo de Cláudia Magno e Irving São Paulo, um dos destaques da história com o problemático Rafael.

Ainda no elenco estavam Walmor Chagas, Milton Moraes, Lúcia Alves, Adriano Reys, Priscila Camargo, Célia Biar, Oswaldo Louzada, José Augusto Branco, Aracy Cardoso, Ênio Santos, Ney Sant’anna, Cissa Guimarães, Francisco Milani, Tetê Pritzel, Cininha de Paula, Tony Ferreira, Eduardo Lago, Patrícia Bueno, Wolf Maya, Alexandre Marques, Suzana Queiroz, Leina Krespi e Leonardo José.

Comentários
Assista ao vídeo