Colunistas - Rodolfo Bonventti

Pirlimpimpim e Plunct, Plact, Zuum, premiados especiais infantis dos anos 80

13 de Março de 2020

Em 1983, dentro da sua programação de especiais exibidos dentro da “Sexta Super”, a TV Globo lançou uma série de programas infantis que repercutiram tanto no Brasil como depois para os outros países para os quais foram vendidos.

Os destaques maiores foram para “Pirlimpimpim” um programa que comemorou os 100 anos do escritor Monteiro Lobato e seus grandes personagens do “Sítio do Picapau Amarelo” e para “Plunct, Plact, Zuum”, que contava a história de um grupo de crianças que proibidos de fazer as coisas que amavam resolvem se mandar para um outro mundo.

Em “Pirlimpimpim”, um especial escrito por Wilson Rocha e dirigido pelo competente Augusto César Vanucci, artistas mirins e cantores famosos se uniam para a homenagem a Monteiro Lobato com músicas que depois fizeram parte de um LP lançado pela Som Livre que vendeu muito bem.

No elenco do especial infantil as presenças de Baby Consuelo como Emília; Bebel Gilberto como Narizinho; Ricardo Graça Mello era Pedrinho; Zilka Salaberry a Dona Benta; Dona Ivone Lara a Tia Nastácia e Moraes Moreira o Visconde de Sabugosa. Ainda no elenco Aretha Marcos, Ângela Ro Ro, Fábio Junior, Jorge Ben, Jane Duboc e Nelson Camargo como Monteiro Lobato.

Sucesso maior ainda foi o especial “Plunct, Plact, Zuum”, exibido em 3 de junho de 1983 às 21h30. Com direção de Augusto César Vanucci e Paulo Netto, a história das crianças que assistiam a chegada de um OVNI e a partir daí começavam uma grande aventura que passava pelo Planeta Doce e pelo Planeta Formigueiro, agradou em cheio as crianças e os adultos.

As crianças eram vividas por Aretha Marcos, Bruno Netto, Fabiano Vannucci, Marinela Graça Mello e Paulo Vignolo, e toda a produção foi realizada especialmente para esse programa, com uma trilha sonora que se transformou em um êxito de vendagem.

Entre as músicas que faziam parte da trilha de “Plunct, Plact, Zuum”, estavam “Carimbador Maluco” com  Raul Seixas; “Brincar de Viver” na voz de Maria Bethania; “Sereia” de Lulu Santos na interpretação de Fafá de Belém e “Use a Imaginação”, cantada pelo humorista José Vasconcelos e todo o elenco infantil do especial

O especial rendeu um LP pela gravadora Som Livre com a trilha sonora que se transformou rapidamente em um dos 10 mais vendidos do ano de 1983.

“Plunct, Plact, Zuum” também se destacou pelo uso de efeitos especiais que não eram tão comuns na época, inclusive com um balé de bonecos, e conquistou a Medalha de Prata do International TV Film of New York, se tornando um dos primeiros programas da TV Globo a ser premiado no exterior.

Além dos jovens atores citados acima, o especial também contou no elenco com os humoristas José Vasconcelos e Jô Soares e com os cantores Raul Seixas, Eduardo Dusek, Fafá de Belém e Zé Rodrix.

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo