Informes -

Startup Brasileira lança a primeira plataforma 'All In One' para o mercado de eventos

10 de Março de 2020

Organizar eventos, principalmente de grande porte, não é uma tarefa fácil. É preciso ter um grande trabalho de planejamento para que tudo se realize conforme o esperado. E nada melhor do que aprender os melhores caminhos com pessoas que já sentiram na pele o que é superar esse desafio.

“Com mais de 15 anos atuando no mercado de eventos e utilizando a grande maioria dos serviços disponíveis, pude sentir na pele todas as dores que um produtor de eventos tem no seu dia a dia” diz Márcio Pavão, fundador da SmartPass, que oferece soluções tecnológicas para a área de eventos. 

A Startup, nascida em São Paulo, desenvolveu uma plataforma de comunicação e relacionamento para organizadores de eventos com ferramentas indispensáveis para o seu sucesso. Isso significa que o produtor tem controle de todo seu evento, acompanhando métricas, estatísticas e resultados finais conclusivos. Ele ainda pode acompanhar o resultado do evento em tempo real até mesmo a margem de lucro, o que é fundamental para a equipe poder tomar rápidas decisões estratégicas.

“Inicialmente, buscávamos uma solução que suprisse as demandas dos nossos próprios eventos. Contratamos empresas de software e até mesmo plataformas prontas, mas tivemos muita dificuldade”, relembra o empresário. 

O obstáculo, segundo ele, era fazer entender que a preocupação ia além do faturamento. “Precisávamos de uma solução definitiva, que resolvesse os maiores problemas dos produtores, desde a venda, passando pelo controle e, acima de tudo, entregasse uma experiência única aos participantes dos eventos”, conta.

Gestão 360°

Foi observando os erros que ocorrem em eventos que nasceu a startup, a primeira plataforma brasileira de gestão de eventos chamada ‘All In One’, ou tudo em um. O organizador contrata a Smartpass para analisar todos os processos do evento, desde o funcionamento do bar até o controle de estoque, o fluxo de caixa, venda dos tickets e gestão financeira do estacionamento.

E ainda, a startup oferece divulgação através das ferramentas de comunicação: atendimento aos seus participantes, ao organizador e atualização do evento durante todo o processo de vendas; relatórios de vendas em tempo real na área do organizador; possibilidade de solicitar repasses dos valores já em conta.

“Valorizamos experiências que transformam vidas: toda interação dentro do nosso espaço representa um momento de mudança, um momento de evolução, e uma grande expectativa pelo próximo sonho ou desafio que será concretizado”, explica. “Oferecemos infraestrutura personalizada de acordo com a necessidade de cada organizador; nutrimos uma relação de parceria que vai além da negociação”.completa

Para complementar a gestão 360°, o time da SmartPass desenvolveu uma conta digital responsável por centralizar todo o faturamento do evento. Com isso, é possível acompanhar o resultado financeiro e assim gerar mais economia e transparência em suas operações.

Para isso, a conta digital possui ainda o chamado ‘split de pagamentos’, sistema bastante eficiente no auxílio de divisão das suas vendas para diferentes fornecedores. Essa forma melhora o gerenciamento financeiro para os empreendedores responsáveis, contribuindo para que a distribuição das vendas se dê de forma correta e instantânea. 

A vantagem é que essa operação extingue a bitributação e traz melhor engajamento entre os envolvidos na sociedade, sejam eles investidores, fornecedores ou até mesmo as atrações com contratos de bilheteria. Isso significa que o split entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito. 
 
Outra vantagem, de acordo com o Otaviano – CEO do grupo –, é agilidade para lançar o evento, seja no site ou na rede de pontos de venda, o procedimento é otimizado. “Com o ritmo frenético do dia a dia dos produtores e envolvidos do setor, ter uma plataforma que cuida de todos os detalhes faz total diferença nos resultados dos eventos”, acrescenta.
 
Alberto Dencowski, CTO da Smartpass e responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, aponta que a otimização dos processos é fundamental para o sucesso de um evento, e para isso é essencial contar com tecnologia. “Além de nossas aplicações, os equipamentos utilizados precisam estar sempre a frente, Hoje, o grande diferencial neste sentido está na parceria com um dos maiores players do mercado de meios de pagamento, a PagSeguro”.

Em 2018, a startup foi convidada a integrar um projeto-piloto com a ‘Moderninha Smart’, o primeiro app do mercado de eventos. As tecnologias continuaram avançando, mas o tamanho do dispositivo reduziu. Em 2020, a Smartpass passou a contar com a ‘maquininha X’, a mais avançado do mundo para pagamentos. 

Futuro

A marca já se prepara para aplicar Inteligência Artificial e machine Learning em toda plataforma, da estratégia de marketing ao consumo de produtos. O que isso significa? Na prática, os produtores terão acesso a um panorama sobre o evento, como previsão meteorológica e perspectiva de gastos do público de determinado tipo de festa, por exemplo. O modelo pretende ainda oferecer a probabilidade de sucesso ou fracasso de acordo com a data, mas também deve sugerir os dias em que o êxito seja mais provável. 

Outra novidade é a integração com uma das maiores plataformas de marketing digital da atualidade, trazendo novos patamares de sucesso aos eventos com criação de landing pages, qualificação de leads, funis, automação de e-mails e remarketing. 

Com tudo isso, de acordo com Marcio Pavão, o grande diferencial da SmartPass não está apenas no fornecimento de ferramentas robustas e inovadoras, mas também na preocupação em gerar sucesso para os eventos, vendendo e aproximando os produtores do público.

Com uma trajetória marcada por experiências positivas, a Smartpass passou para o radar dos grandes Players, e recebeu propostas de aquisição e fusão de duas gigantes do mercado (um deles internacional), e promete novidades.

Comentários
Assista ao vídeo